Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27044
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12978]
Metadata
Show full item record
ESTRATÉGIAS INTERATIVAS PARA A EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE TUBERCULOSE
Alternative title
Strategies for interactive education and health promotion in youth and adul education: an experience of tuberculosisAffilliation
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Atividade educativa sobre a tuberculose (TB) foi desenvolvida em aulas de Ciências com alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A TB é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. O RJ tem uma das mais altas incidências de TB no Brasil. O objetivo foi promover e trocar conhecimentos sobre a TB. Para isso adotou-se a abordagem qualitativa e o uso de questionários, cuja análise indicou um conhecimento limitado sobre a doença por parte dos alunos. A metodologia Freireana e o Arco de Maguerez foram os referenciais teóricos usados. A estratégia didática baseou-se na formulação de textos, em rodas de conversa e em consultas na internet sobre TB. Os alunos participaram ativamente do processo, discutindo a doença e refletindo sobre as situações e hábitos de saúde adotados. O estudo culminou com a apresentação de uma peça teatral e a distribuição de folhetos sobre TB preparados pelos alunos. Essa experiência mostrou a importância de atividades interativas e dinâmicas para promover uma maior participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, propiciando a compreensão da doença e contribuindo para a promoção da saúde e a prevenção de doenças entre jovens e adultos.
Abstract
An educational activity on tuberculosis (TB) was developed in science classes with students of Youth and Adult Education Program of the city of Rio de Janeiro, RJ. TB is an infectious disease caused by the Mycobacterium tuberculosis bacillus. As Rio de Janeiro has one of the highest incidences of TB in Brazil, the activity had as its objective the promotion and the exchange of knowledge about TB. For this purpose, we adopted a qualitative approach and the use of questionnaires, the analysis of which indicated a limited knowledge about the disease on the part of the students. The Freirean methodology and the Arch of Maguerez were the theoretical frameworks used. The teaching strategy was based on the formulation of texts, the implementation of conversation circles and consultations on the internet about TB. Students actively participated in the process by discussing it and by considering the situations and health habits adopted. The study culminated in the presentation of a play and the distribution of leaflets prepared by the students about the disease. This activity showed the importance of interactive and dynamic activities to promote greater participation of students in the teaching-learning process, promoting understanding of the disease and contributing to health promotion and disease prevention among youth and adults.
Share