Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27353
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
MOVIMENTO ESTUDANTIL NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA
Affilliation
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias, MA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escritório Regional Piauí. Teresina, PI, Brasil / Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias, MA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escritório Regional Piauí. Teresina, PI, Brasil / Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias, MA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Compreender a importância da relação entre movimentos sociais e educação, bem como a
sua contribuição para a formação do sujeito crítico, consciente a partir de uma visão Freiriana. Metodologia: desenvolveu-se a partir de estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa do tipo analise reflexiva e por meio da pesquisa bibliográfica. Resultados: Nesse sentido, buscando apresentar uma ideia clara acerca desta pesquisa, esta mesma, vem dividida de seguinte maneira: no primeiro momento se aborda a conceituação de educação na intensão de entender sua significação social. No momento seguinte se traça a conceituação de movimento sociais com ênfase no estudantil, buscando entende-los como um elo de ligação desenvolvidos na ação. No tópico seguinte se faz uma reflexão acerca do movimento estudantil como um construtor do sujeito a partir do locus educacional e no último tópico problematiza-se acerca dos movimentos sociais e estudantil, voltados para a ideia de libertação pregada por Paulo Freire. Conclusão: Faz-se a sintetização envolvendo a relação entre movimentos sociais e educação, como um viés de libertação.
Share