Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27354
Title: Direito ao nascimento saudável: concepções de profissionais de saúde
Authors: Filha, Francidalma Soares Sousa Carvalho
Silva, Emília Assunção Carvalho
Lando, Giorge Andre
Nascimento, Elaine Ferreira do
Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do
Santos, Janderson Castro dos
Affilliation: Universidade Estadual do Maranhão. Timon, MA, Brasil / Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias, MA, Brasil.
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias, MA, Brasil.
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias, MA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escritório Regional Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Universidade Estadual do Maranhão. Timon, MA, Brasil / Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias, MA, Brasil.
Abstract: Objetivo: Discutir a defesa do nascimento saudável a partir das concepções de profissionais de saúde atuantes em uma Maternidade pública. Metodologia: Trata-se de um estudo avaliativo, exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 42 profissionais de saúde. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016, utilizando-se uma entrevista. Organizaram-se quatro Categorias, sendo utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: os profissionais têm opiniões diversas acerca do abortamento e também quanto ao início dos direitos da pessoa. Em se tratando das situações que atentam contra a vida e a saúde do concepto, citaram o abortamento, a violência contra a mulher, a falta de Planejamento Familiar e do pré-natal. Na garantia do nascimento saudável, mencionaram ações individuais e intersetoriais. Conclusão: indica-se a qualificação profissional e o fortalecimento da adesão ao pré-natal, incentivando as gestantes a realizarem as consultas de forma contínua e assídua, melhorar a estrutura do programa, no sentido de facilitar a identificação precoce das gestantes e consequentemente dos fatores de risco. Sugere-se também conhecer e zelar pelos princípios do direito à vida e à saúde.
keywords: Nascituro
Direito à saúde
Trabalhadores de saúde
Issue Date: 2018
Citation: FILHA, Francidalma Soares Sousa Carvalho et al. Direito ao nascimento saudável: concepções de profissionais de saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 2178, p. 2091, 2018.
ISSN: 2178-2091
Copyright: open access
Appears in Collections:PI - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ve_Francidalma_Filha_et_al_2018.pdf282.18 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.