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EDUCAÇÃO E CONTROLE DA ESQUISTOSSOMOSE EM SUMIDOURO (RJ, BRASIL): AVALIAÇÃO DE UM JOGO NO CONTEXTO ESCOLAR
Alternative title
Education and control of Schistosomiasis in the city of Sumidouro (RJ, Brasil): evaluation of the game in a school environmentAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Eco-epidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
Com base em ações educativas sobre a prevenção e controle da esquistossomose executadas por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz entre 1995 e 2005, no município de Sumidouro (RJ), foi desenvolvido o jogo “Por dentro da esquistossomose”. Por meio de uma avaliação com um grupo de alunos do ensino médio de Sumidouro, o presente estudo teve como objetivo analisar se o referido jogo promove o conhecimento e motiva os estudantes para adoção de medidas preventivas de controle dessa endemia. Os resultados indicam que o jogo gerou motivação e contribuiu para a compreensão das formas de transmissão e prevenção da doença. Todavia, o material necessita de aperfeiçoamentos no que diz respeito à definição do ciclo de vida do Schistosoma mansoni, às formas de transmissão e uma maior adaptação à realidade da população local. Tais mudanças visam potencializar o uso do jogo enquanto um instrumento didático capaz de contribuir para ações educativas de controle da esquistossomose.
Abstract
This research work is based on educational initiatives on prevention and control of schistosomiasis carried out by researchers of Instituto Oswaldo Cruz, between 1995 and 2005 at Sumidouro council (Rio de Janeiro). As part of those initiatives, we have developed a game entitled “Understanding Schistosomosis”. The present reasearch work aimed to analyse if the mentioned game does indeed promote knowledge of the disease as well as if it encourages pupils to adopt preventive actions to control it. This assessment was carried out by evaluating students from secondary school in Sumidouro council. Results obtained have shown that the game has indeed motivated students and has also contributed towards understanding ways of transmission as well as preventing the disease. However, the game estrategy need s improving aspects such as the life cycle of Schistosoma mansoni as well as transmission. It also needs attention to adjusting it to the local context. Such improvements aim potentializing the use of the game as a dydactic tool that will enable educators to contribute in educational actions in order to control the disease.
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