Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27408
Title: Avaliação da qualidade de vida de pacientes pediátricos com doenças desmielinizantes acompanhados em ambulatório especializado em hospital terciário
Advisor: Salles, Tânia Regina Dias Saada
Authors: Amâncio, Ana Paula Rodrigues Lazzari
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Medidas de qualidade de vida (QV) tem sido considerada um desfecho importante nos estudos de pacientes com doenças desmielizantes adquiridas (DDA). O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de QV em crianças/adolescentes com DDA pelo seu próprio ponto de vista e de seus cuidadores e possíveis fatores associados. Tratou-se de um estudo transversal onde foram coletados dados clínicos e sociodemográficos, avaliação de gravidade da doença pelo Expanded Disability Status Scale (EDSS) e da QV pelo Pediatric Quality of Life Inventory version 4.0 (PedsQL) de 21 pacientes e cuidadores pertencentes à uma coorte pediátrica de um hospital terciário. A média do escore total da QV foi menor na percepção dos cuidadores, significativa apenas no escore físico. A correlação do escore psicossocial e o escore total do PedsQL para ambos foram, respectivamente, \03C1= 0,49 e p-valor= 0,03; \03C1= 0,47 e p-valor= 0,04. Não houve correlações consideráveis entre o EDSS e os escores do PedsQL dos pacientes. Concluiu-se que as crianças/adolescentes possuem uma melhor percepção que seus cuidadores em relação à QV e, pelo modelo de regressão hierarquizado, os preditores que contribuíram para o escore total de QV dos pacientes foram o escore físico dos pais, bem como, ser do sexo feminino e para os pais, o escore psicossocial das crianças.
keywords: Qualidade de Vida
Crianças
Adolescentes
Doenças Desmielinizantes
Esclerose Múltipla Pediátrica
Issue Date: 2017
Citation: AMÂNCIO, Ana Paula Rodrigues Lazzari. Avaliação da qualidade de vida de pacientes pediátricos com doenças desmielinizantes acompanhados em ambulatório especializado em hospital terciário. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
Date of defense: 2017
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ana_amancio_iff_mest_2017.pdf5.97 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.