Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27408
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM DOENÇAS DESMIELINIZANTES ACOMPANHADOS EM AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO EM HOSPITAL TERCIÁRIO
Crianças
Adolescentes
Doenças Desmielinizantes
Esclerose Múltipla Pediátrica
Amâncio, Ana Paula Rodrigues Lazzari | Date Issued:
2017
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Medidas de qualidade de vida (QV) tem sido considerada um desfecho importante nos estudos de pacientes com doenças desmielizantes adquiridas (DDA). O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de QV em crianças/adolescentes com DDA pelo seu próprio ponto de vista e de seus cuidadores e possíveis fatores associados. Tratou-se de um estudo transversal onde foram coletados dados clínicos e sociodemográficos, avaliação de gravidade da doença pelo Expanded Disability Status Scale (EDSS) e da QV pelo Pediatric Quality of Life Inventory version 4.0 (PedsQL) de 21 pacientes e cuidadores pertencentes à uma coorte pediátrica de um hospital terciário. A média do escore total da QV foi menor na percepção dos cuidadores, significativa apenas no escore físico. A correlação do escore psicossocial e o escore total do PedsQL para ambos foram, respectivamente, \03C1= 0,49 e p-valor= 0,03; \03C1= 0,47 e p-valor= 0,04. Não houve correlações consideráveis entre o EDSS e os escores do PedsQL dos pacientes. Concluiu-se que as crianças/adolescentes possuem uma melhor percepção que seus cuidadores em relação à QV e, pelo modelo de regressão hierarquizado, os preditores que contribuíram para o escore total de QV dos pacientes foram o escore físico dos pais, bem como, ser do sexo feminino e para os pais, o escore psicossocial das crianças.
Keywords in Portuguese
Qualidade de VidaCrianças
Adolescentes
Doenças Desmielinizantes
Esclerose Múltipla Pediátrica
Share