Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27416
Type
ThesisCopyright
Open access
Collections
- IFF - Teses de Doutorado [183]
Metadata
Show full item record
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D NOS MARCADORES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADOS À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES DIABÉTICAS TIPO 2 NA PÓS-MENOPAUSA
Idosas
Força de Preensão Manual
Metabolismo Performance Atlética
Bentes, Claudio Melibeu | Date Issued:
2018
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Resumo:A suplementação de Vitamina D vem sendo estudada como uma das formas de tratamento e prevenção de diversas doenças relacionadas ao envelhecimento da mulher. Alguns estudos já demonstram sua influência na melhoria do desempenho físico. O estudo teve como objetivo verificar a influência da suplementação de Vitamina D na aptidão física de mulheres com diabetes tipo 2 no pós-menopausa. O estudo foi dividido em três etapas: 1) um estudo de revisão integrativa sobre a suplementação de Vitamina D isolada na manutenção e melhora da aptidão física; 2) um estudo transversal com os dados do início da coleta de dados; 3) um estudo longitudinal com os dados dos 12 meses de coleta de dados. No estudo de revisão apenas 5 estudos atenderam aos critérios de inclusão da revisão integrativa, sendo que no estudo experimental, foram recrutadas 110 participantes e apenas 40 atenderam e aceitaram participar da coleta de dados. Os resultados do artigo de revisão demonstraram que apenas as dosagens de vitamina D acima de 1000 UI/dia foram efetivas para a aptidão física. Contudo, no estudo transversal, os resultados demonstraram que houve relação entre a massa muscular e a força muscular das mãos e, além disso, existe uma associação inversa entre a glicemia de jejum e a força muscular. No estudo longitudinal, a suplementação de Vitamina D (1000ui/d) foi efetiva no aumento de força muscular e consequentemente na função muscular, além da manutenção da massa magra durante o período de seguimento. Portanto, conclui-se que a suplementação de Vitamina D pode ser uma importante estratégia de prevenção e tratamento no grupo experimental estudado.
Keywords in Portuguese
ColecalciferolIdosas
Força de Preensão Manual
Metabolismo Performance Atlética
Share