Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27416
Title: Efeito da suplementação de vitamina D nos marcadores da aptidão física relacionados à saúde e qualidade de vida em mulheres diabéticas tipo 2 na pós-menopausa
Advisor: Marinheiro, Lizanka Paola Figueiredo
Authors: Bentes, Claudio Melibeu
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Resumo:A suplementação de Vitamina D vem sendo estudada como uma das formas de tratamento e prevenção de diversas doenças relacionadas ao envelhecimento da mulher. Alguns estudos já demonstram sua influência na melhoria do desempenho físico. O estudo teve como objetivo verificar a influência da suplementação de Vitamina D na aptidão física de mulheres com diabetes tipo 2 no pós-menopausa. O estudo foi dividido em três etapas: 1) um estudo de revisão integrativa sobre a suplementação de Vitamina D isolada na manutenção e melhora da aptidão física; 2) um estudo transversal com os dados do início da coleta de dados; 3) um estudo longitudinal com os dados dos 12 meses de coleta de dados. No estudo de revisão apenas 5 estudos atenderam aos critérios de inclusão da revisão integrativa, sendo que no estudo experimental, foram recrutadas 110 participantes e apenas 40 atenderam e aceitaram participar da coleta de dados. Os resultados do artigo de revisão demonstraram que apenas as dosagens de vitamina D acima de 1000 UI/dia foram efetivas para a aptidão física. Contudo, no estudo transversal, os resultados demonstraram que houve relação entre a massa muscular e a força muscular das mãos e, além disso, existe uma associação inversa entre a glicemia de jejum e a força muscular. No estudo longitudinal, a suplementação de Vitamina D (1000ui/d) foi efetiva no aumento de força muscular e consequentemente na função muscular, além da manutenção da massa magra durante o período de seguimento. Portanto, conclui-se que a suplementação de Vitamina D pode ser uma importante estratégia de prevenção e tratamento no grupo experimental estudado.
keywords: Colecalciferol
Idosas
Força de Preensão Manual
Metabolismo Performance Atlética
Issue Date: 2018
Citation: BENTES, Claudio Melibeu. Efeito da suplementação de vitamina D nos marcadores da aptidão física relacionados à saúde e qualidade de vida em mulheres diabéticas tipo 2 na pós-menopausa. 2018. 198 f. Tese (Doutorado em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.
Date of defense: 2018
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Program: Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudio_bentes_iff_dout_2018.pdf12.67 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.