Advisor | Pereira Neto, André de Faria | |
Author | Dantas, Monica Lucia Gomes | |
Access date | 2018-07-10T17:24:10Z | |
Available date | 2018-07-10T17:24:10Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | DANTAS, Monica Lucia Gomes. Mediações sobre gênero, sexualidade e violências: caminho metodológico para a elaboração de uma proposta de curso EaD no âmbito do Programa Saúde na Escola para o Plano Brasil sem Miséria. 2018. 215 f. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde)-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27422 | |
Abstract in Portuguese | As violências de gênero e por orientação sexual são frequentes no ambiente escolar. Este trabalho procurou analisar esses temas, a partir das mediações e representações culturais, no campo da comunicação e saúde. É apresentado um caminho metodológico para elaboração de um curso à distância destinado aos professores com atuação no Programa Saúde na Escola. A pesquisa consistiu na realização de oficinas com trabalhadores da saúde e da educação. O objetivo foi analisar as mediações que se processam na recepção de imagens e a produção de sentidos. Na análise dos dados foi utilizado um quadro misto, comas mediações de Orozco Gómez e fatores de mediação propostos por Araújo. Os trabalhadores associaram os padrões culturais machistas às violências. Também associaram a homofobia à heteronormatividade e a questões religiosas. O caminho metodológico proposto consiste na participação dos usuários na construção do curso à distância sobre violências de gênero e por orientação sexual. | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Competência Cultural | pt_BR |
Subject in Portuguese | Comportamento Sexual | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação à distância | pt_BR |
Title | Mediações sobre gênero, sexualidade e violências: caminho metodológico para a elaboração de uma proposta de curso EaD no âmbito do Programa Saúde na Escola para o Plano Brasil sem Miséria | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2018 | |
Departament | Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde | en_US |
Abstract | Gender and sexual orientation violence are frequent in the school environment. This work sought to analyze these themes, from the mediations and cultural representations, in the field of communication and health. A methodological path is presented for the preparation of a distance course for teachers working in the Health in School Program. The research consisted of workshops with health and education workers. The objective was to analyze the mediations that are processed in the images reception and the production of meanings. In the analysis of the data, a mixed picture was used, with Orozco Gómez's mediations and mediation factors proposed by Araújo. Workers associate chauvinist cultural patterns with violence. They also associated homophobia with heteronormativity and with religious questions. The proposed methodological path consists of user´s participation in the construction of a distance course on gender and sexual orientation violences. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Violência de Gênero | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |