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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27832
THE PUBLIC PRODUCTION OF MEDICINES COMPARED TO THE NATIONAL POLICY OF MEDICINES AND THE BURDEN OF DISEASE IN BRAZIL
La producción pública de medicamentos frente a la Política Nacional de Medicamentos y a la carga de enfermedades en Brasil
Anos de Vida Perdidos por Incapacidade
Indústria Farmacêutica
Assistência Farmacêutica
Años de Vida Perdidos por Incapacidad
Industria Farmacéutica
Servicios Farmacéuticos
Alternative title
A produção pública de medicamentos frente à Política Nacional de Medicamentos e à carga de doenças no BrasilLa producción pública de medicamentos frente a la Política Nacional de Medicamentos y a la carga de enfermedades en Brasil
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A produção pública de medicamentos no Brasil pelos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFO) retornou a ser alvo de incentivo e as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo são um dos instrumentos adotados para a produção de medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo em vista que os estudos de carga de doença vêm sendo utilizados como ferramenta para definição de medicamentos prioritários e essenciais, este artigo relaciona os portfólios dos LFO e a lista de medicamentos estratégicos para o SUS com a carga de doença no Brasil 2008. Dos 205 medicamentos estratégicos para o SUS e 111 dos portfolios, 73% e 89% estão na RENAME 2014. Alguns medicamentos estratégicos para o SUS já são produzidos pelos LFO e destaca-se a seleção de medicamentos para câncer e oriundos de rota biológica. O presente estudo contribui para a discussão da produção pública de medicamentos frente a atual política industrial e destaca a necessária definição de medicamentos prioritários e o papel dos laboratórios farmacêuticos oficiais na garantia de seu acesso.
Abstract
The public production of medicines in Brazil by Government Pharmaceutical
Laboratories has once again become the object of incentives, and Industrial
Development Partnerships are one of the mechanisms adopted for the production
of strategic medicines for the Brazilian Unified National Health System
(SUS). Considering that burden-of-disease studies have been used as a tool to
define priority and essential medicines, the article compares the product portfolios
of the country’s Official Pharmaceutical Laboratories (OPL) and the list
of strategic medicines for the SUS and burden of disease in Brazil in 2008. Of
the 205 strategic medicines for the SUS and 111 from the portfolios, 73% and
89%, respectively, are on the National List of Essential Medicines (RENAME
2014). Some strategic medicines for the SUS are already produced by OPL
and feature the selection of cancer drugs and biologicals. The current study
contributes to the discussion on the public production of medicines in light of
the country’s current industrial policy and highlights the need to define priority
drugs and the role of OPL in guaranteeing access to them.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La producción pública de medicamentos en Brasil
por los Laboratorios Farmacéuticos Oficiales
(LFO) volvió a ser objetivo de incentivos, así como
las Colaboraciones de Desarrollo Productivo
que son uno de los instrumentos adoptados para la
producción de medicamentos estratégicos para el
Sistema Único de Salud (SUS). Teniendo en vista
que los estudios de carga de enfermedad está siendo
utilizados como herramienta para la definición
de medicamentos prioritarios y esenciales, este artículo
relaciona los portafolios de los LFO y la lista
de medicamentos estratégicos para el SUS con la
carga de enfermedad en Brasil 2008. De los 205
medicamentos estratégicos para el SUS y 111 de
los portafolios, 73% y 89% están en la RENAME
2014. Algunos medicamentos estratégicos para el
SUS ya son producidos por los LFO y se destaca
la selección de medicamentos para cáncer y los
provenientes de ruta biológica. El presente estudio
contribuye a la discusión de la producción pública
de medicamentos, frente a la actual política industrial,
y destaca la necesaria definición de medicamentos
prioritarios y el papel de los laboratorios
farmacéuticos oficiales en la garantía a su acceso.
Keywords in Portuguese
Carga da DoençaAnos de Vida Perdidos por Incapacidade
Indústria Farmacêutica
Assistência Farmacêutica
Keywords in Spanish
Carga de la EnfermedadAños de Vida Perdidos por Incapacidad
Industria Farmacéutica
Servicios Farmacéuticos
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