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Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
10 Redução das desigualdadesCollections
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POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS: ABORDAGEM ÀS PESSOAS EM USO PREJUDICIAL DE CRACK EM UMA PERSPECTIVA INTERSETORIAL
Teixeira, Mirna Barros | Date Issued:
2018
Alternative title
Public policies on drugs: approach to people in harmful use of crack in an intersectoral perspectiveAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Entende-se que a questão do uso prejudicial de crack é complexa existindo, em torno de seu debate, várias abordagens em disputa na tentativa de resolvê-lo. Esta Tese defende que as políticas públicas sobre drogas (PPD), com foco no crack, devem ser formuladas e implementadas de forma intersetorial e baseadas na redução de danos (RD). Foi elaborada em formato de três artigos que tiveram por objetivo: analisar a produção acadêmica sobre crack e outras drogas em uma perspectiva nacional e internacional; analisar as PPD e os modelos de cuidado aos usuários de crack em situação de vulnerabilidade social e analisar as potencialidades, fragilidades e desafios do Programa De Braços Abertos (DBA), do município de São Paulo. Foi feita uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, no Programa DBA, tendo sido realizada 34 entrevistas semiestruturadas com gestores, profissionais e usuários de crack no ano de 2016. Como resultados, os estudos da literatura científica apontaram para um uso do crack mais próximo do padrão compulsivo associado à vulnerabilidade social e demonstrou a relevância dos fatores sociais e contextuais associados ao seu uso. A análise dos normativos, no período de 2000 a 2016, sobre as PPD no Brasil não identificou uma tendência linear progressista rumo ao modelo da RD e da atenção psicossocial.Percebeu-se uma alternância na ênfase da segurança pública e justiça que reafirmam o paradigma da guerra às drogas e na abordagem a droga como problema de saúde pública estando presente a tensão entre diferentes visões quanto às formas de cuidado aos usuários de crack. A pesquisa empírica constatou o DBA como uma experiência relevante no cuidado aos usuários de crack em vulnerabilidade social. Observou-se, como avanço, que a oferta de um pacote de direitos permitiu que as pessoas em situação de vulnerabilidade pudessem construir uma relação menos prejudicial de uso do crack investindo no seu cuidado e visando à sua reinserção social e, evidenciou-se a RD, como a abordagem mais adequada a esses usuários. Dentre os desafios apontados, a questão da sustentabilidade desse tipo de Programa com um viés progressista é relevante; é necessário que experiências como essa do DBA sejam transformadas em políticas públicas, ou seja, deixem de ser programas de governo e se transformem em Política de Estado. A gestão e o funcionamento do DBA foram feitos de forma intersetorial o que foi uma inovação no campo das drogas. Assim, conclui-se que as pessoas em uso prejudicial de crack, nas cenas de uso, conhecidas como cracolândias, devem ser priorizadas pelas diferentes políticas públicas, intersetoriais, por meio de uma rede de serviços robusta que promova a desconstrução do estigma dos usuários de drogas. Deve-se investir em PPD que levem em conta a liberdade e a garantia dos direitos humanos visando à promoção da saúde porque entende-se que a pessoa em uso prejudicial de drogas é alguém que precisa de cuidado e não de prisão.
Abstract
The crack issue is a complex one, as there are several approaches around its debate, attemptingto find a solution. This thesis advocates that the crack focused drugs public policies (PPD) shallbe designed and implemented intersectorally, based on the harm reduction (RD). It has beenelaborated in the form of three articles aiming to: assess the crack and other drugs academicproduction in a national and international perspective; assess the PPD and the sociallyvulnerable crack users care models and; assess the potentialities, weaknesses and challenges ofthe With Open Arms (DBA) program from the São Paulo municipality. A quality drivenempirical research was carried out on the DBA program, where 34 semi structured interviewswere performed by managers, professionals and crack users during 2016. The results from thescientific literature pointed towards a crack usage closer to the compulsive pattern linked to thesocial vulnerability, and showed the relevance of the social and contextual factors associated tothe usage. The 2000 to 2016 legislation analysis about the PPD in Brazil has not identified aprogressive linear tendency towards the RD and psychosocial care model, although this issuewas predominant in the legislation. One could observe an alternation of public security andjustice reaffirming the war on drugs paradigm, and the approach of drugs as a public healthissue; still with the presence of the dispute between the different visions regarding the meansof tending the crack users. The empirical research verified the DBA as an innovative experienceon socially vulnerable crack users care. It has been observed progressively that the offering ofa rights package allowed vulnerable persons could chose a less harmful crack consumption,investing in self-care and aiming the social reinsertion, thus the RD was evidenced as the mostappropriate mean of approaching such users. Among the challenges pointed out, the progressivesustainability of this type of program is paramount; such experiences are required to becomepublic policies, being no longer government programs, but an Estate Policy. The DBAmanagement and operation were designed after an intersectorial fashion, an innovation in thedrugs field. Therefore, the conclusion is the those peoples in the harmful crack use in the usagescenarios, as the cracolandias, shall be prioritized by the different public policies,intersectorial, through a sound network, promoting the deconstruction of the drugs users stigma.Investments in PPD shall be made taking into account the freedom and human rights assuranceaiming the promotion of health, and not the utopian drug consumption eradication, as it hasbeen understood that the harmful user requires care, not jail.
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