Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29181
Title: Análise das alterações eletrocardiográficas em pacientes atendidos por serviço móvel de urgência
Authors: Maciel, Ana Lúcia Athayde
Irigoyen, Maria Cláudia
Goldmeier, Silvia
Affilliation: Instituto de Cardiologia. Programa de Pós-Graduação em Processo de Pesquisa e Inovação em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Medicina. São Paulo, SP, Brasil.
Instituto de Cardiologia. Programa de Pós-Graduação em Processo de Pesquisa e Inovação em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract: O estudo aqui apresentado teve como objetivo analisar a população atendida por meio de teleeletrocardiografia realizada por serviço público que pode ser referência para outros em matéria de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência no município de Porto Alegre. Trata-se de estudo transversal retrospectivo. Foram analisados 1.338 eletrocardiogramas realizados de setembro 2013 a agosto 2014 pelo Samu/POA, com laudo a distância feito no Hospital do Coração (HCor) em São Paulo. Utilizou-se a metodologia embasada nas diretrizes STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology). Em 115 (8,6%) desses tele-eletrocardiogramas, os pacientes foram diagnosticados com supradesnivelamento do segmento ST. Esta alteração eletrocardiográfica prevaleceu no gênero masculino (p = 0,012) com idade acima de 60 anos (p = 0,014). Dor torácica típica retroesternal foi mencionada por 314 homens (54,3%) e 726 mulheres (56,3%). Síncope foi relatada por 94 homens (16,3%) e 107 mulheres (14,2%). A dispneia foi um sintoma apontado por 47 homens (8,1%) e 84 mulheres (11,1%). Os resultados do estudo revelaram que alterações eletrocardiográficas sugestivas de SCA (Síndrome coronariana aguda) predominam em homens idosos; embora as mulheres solicitem o serviço de atendimento com mais frequência, o supradesnivelamento do segmento ST mostrou-se preponderante no gênero masculino. A dor torácica ter sido mencionada como o sintoma mais referido está em concordância com a literatura atual. =O conhecimento de nossa realidade pode auxiliar a elaboração de protocolos de serviço.
keywords: Telemedicina
Eletrocardiografia
Ambulâncias
Síndrome Coronariana Aguda
dor No Peito.
Issue Date: 2018
Citation: MACIEL, Ana Lúcia Athayde; IRIGOYEN, Maria Cláudia; GOLDMEIER, Silvia. Análise das alterações eletrocardiográficas em pacientes atendidos por serviço móvel de urgência. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 268-276, jul./set. 2018.
DOI: 10.29397/reciis.v12i3.1436
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 12 - Número 3

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6.pdf294.88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.