Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29182
Title: Inovação em serviços de saúde a partir do Teste Myers-Briggs Type Indicator (MBTI®) associado à análise de redes sociais (ARS)
Authors: Durão, Iêda Lenzi
Meiriño, Marcelo Jasmim
Méxas, Mirian Picinini
Affilliation: Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia. Niterói, RJ, Brasil.
Abstract: A inovação figura como aspecto relevante para organizações uma vez que contribui para o melhor desempenho e para os atendimentos às demandas constantes e crescentes da sociedade moderna. O inventário Myers-Briggs Type Indicator (MBTI®) apresenta-se como ferramenta com potencial para a identificação de indivíduos inovadores em organizações. Este estudo tem por objetivo identificar os tipos psicológicos de profissionais com potencial para inovação que trabalham na área da saúde e o posicionamento dos mesmos dentro de suas redes sociais organizacionais. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aplicado a 37 profissionais em uma unidade de saúde no município do Rio de Janeiro, e transferidos para dois softwares - Ucinet e MBTI versão Inspiira 1. Os resultados revelaram que alguns dos indivíduos identificados como centrais para o processo de inovação, apresentaram a dimensão Intuição (N), que é apontada pela literatura como indicadora de indivíduos que têm uma maior propensão a gerar ideias inovadoras. O inventário MBTI e sua verificação por meio da análise de redes sociais (ARS) mostraram-se promissores para identificação de indivíduos inovadores e para proporcionar o seu melhor aproveitamento dentro das organizações.
keywords: Inovação Organizacional
Testes Psicológicos
Redes Sociais
Serviços de Saúde
Profissionais de Saúde.
Issue Date: 2018
Citation: DURÃO, Iêda Lenzi; MEIRIÑO, Marcelo Jasmim; MÉXAS, Mirian Picinini. Inovação em serviços de saúde a partir do Teste Myers-Briggs Type Indicator (MBTI®) associado à análise de redes sociais (ARS). RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 277-291, jul./set. 2018.
DOI: 10.29397/reciis.v12i3.1368
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 12 - Número 3

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7.pdf296.63 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.