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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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PERFIL DOS USUÁRIOS QUE ACESSARAM A OUVIDORIA DO SUS, NO DISTRITO SANITÁRIO VI DO RECIFE, EM 2010
Políticas de controle social
Gestão em Saúde
Lima, Gabriella Cristina Pereira de Oliveira | Date Issued:
2011
Alternative title
Profile of users who accessed the Ombudsman of the SUS, the Health District VI of Recife, in 2010Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa teve como objetivo descrever a qualidade da assistência à saúde do Distrito Sanitário VI, segundo os usuários. Foram utilizadas as informações das demandas direcionadas à Ouvidoria do Distrito Sanitário VI, durante todo o ano de 2010, e fornecidas pela Ouvidoria Municipal de Saúde do Recife. Foi utilizado o programa Epi Info para o cruzando dados. Foi observado que os usuários que realizaram contato com a ouvidoria neste período são, em sua grande maioria, do sexo feminino, da faixa etária de 30 a 54 anos e com, no mínimo, o ensino médio completo. 69por cento das demandas estavam relacionadas à vigilância à saúde, especialmente aos agentes de endemias e estabelecimentos de alimentos e bebidas. Quanto à assistência à saúde, 58por cento das manifestações estavam vinculadas às unidades de saúde da família. Tratando-se do status das demandas, 66por cento foram resolvidas. Na vigilância, as demandas sugeriram que essas são influenciadas pelas alterações no perfil epidemiológico daquele ano. Há ainda uma forte ligação, por parte dos usuários, entre a resolutividade da atenção e a existência de profissionais, principalmente médicos, nas unidades. Em alguns casos, houve um grande atraso na resolução das demandas, o que evidencia uma dificuldade na compreensão ou reconhecimento do poder dessas informações, e das políticas de controle social, e do seu uso relevante no planejamento, avaliação e gestão dos serviços de saúde.Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde; Políticas de controle social; Gestão em Saúde.
Abstract
This research has as objective describe the quality of health care from Sanitary District VI
(DS VI). Were used information from demands that arrived to Sanitary District Ombudsman
VI through the onset of users throughout the year 2010. The data were provided by DS
Ombudsman VI and the Ombudsman Municipal Health of Recife. Were used the program Epi
info, version 3.5.1., for the crossing data. Was observed that the users who made contact with
the Ombudsman during this period are, mostly, by female, between 30 and 54 years and with,
a minimum, secondary education. 69% from demands were related to the demands of health,
and most of them addressed to the agents of endemic and food and beverage establishments.
About the health care, 58% of the demonstrations were bound with units of family health.
From the demands that arrived at the ombudsman at 2010, 66% were resolved, there were
further delays at the resolution of claims related to polyclinics. There is a strong link between
outcomes of attention and the existence of professional, especially in medical units, by users.
Changes in the profile of the demands of the ombudsman appear to be related with the
changes in the epidemiological profile of that year. Was observed that, in a few cases, there is
a long delay in resolving the demands by the managers, which shows a difficult in
understanding or recognition of the power of this information and their relevant use in
planning, evaluation and management of health services.
Keywords in Portuguese
Qualidade da Assistência à SaúdePolíticas de controle social
Gestão em Saúde
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