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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29653
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Sustainable Development Goals
11 Cidades e comunidades sustentáveisCollections
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SATISFACTION WITH PHYSICAL AND SOCIAL SURROUNDINGS AND THE HABIT OF SMOKING CIGARETTES IN THE METROPOLITAN AREA OF BELO HORIZONTE, BRAZIL
Habitação
Distribuição Espacial da População
Inquéritos epidemiológicos
Percepção. Percepção Social
Alternative title
A satisfação com o entorno físico e social e o hábito de fumar cigarros na região metropolitana de Belo HorizonteAuthor
Affilliation
Universidade Federal de São João Del-Rei. Divinópolis, MG, Brazil.
Universidade Federal de São João Del-Rei. Divinópolis, MG, Brazil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brazil.
Faculdade de Ecologia e Ciencias da Saude. Vespasiano, MG, Brazil.
Universidade Federal de São João Del-Rei. Divinópolis, MG, Brazil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brazil.
Faculdade de Ecologia e Ciencias da Saude. Vespasiano, MG, Brazil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do trabalho foi examinar a associação entre a satisfação com o entorno físico e social da vizinhança e o hábito de fumar cigarros. Foram utilizados dados do Inquérito de Saúde dos Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os participantes do estudo (n = 12.299) foram selecionados por meio de amostra probabilística entre os residentes com 20 anos ou mais de idade. A variável resposta foi o hábito de fumar e a variável explicativa de interesse foi a percepção da vizinhança. Potenciais variáveis de confusão incluíram aracterísticas demográficas, outros comportamentos em saúde e indicadores de posição socioeconômica. As prevalências de fumantes atuais, ex-fumantes e dos que nunca fumaram foram 20,8; 14,1 e 65,1%, respectivamente; 74,4% e 25,5% dos participantes foram categorizados como mais satisfeitos e menos satisfeitos com a vizinhança, respectivamente.
Em comparação aos que jamais fumaram, os ex-fumantes (odds ratio ajustado = 1,40; intervalo de confiança de 95% 1,20 – 1,62) e os fumantes atuais (odds ratio ajustado = 1,17; intervalo de confiança de 95% 1,03 – 1,34) eram menos satisfeitos com a vizinhança em comparação aos que nunca fumaram. Os resultados deste trabalho mostraram que existe associação independente entre o hábito de fumar e pior percepção da vizinhança na região metropolitana de Belo Horizonte, que independe de características individuais, tradicionalmente reportadas como associadas ao hábito de fumar.
Abstract
The objective of this study was to examine the association between individual satisfaction with social and physical surroundings and the habit of smoking cigarettes. Data from the Health Survey of Adults from the metropolitan area of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, were used. Based on a probability sample, participants (n = 12,299) were selected among residents aged 20 years old or more. The response variable was the smoking habit and the explanatory variable of interest was the neighborhood perception.
Potential confounding variables included demographic characteristics, health behaviors and other indicators of socioeconomic position. The prevalence of current smokers, former smokers and never smokers were 20.8, 14.1 and 65.1%, respectively; 74.4 and 25.5% of the participants were categorized as being more satisfied and less satisfied with the neighborhood, respectively. Compared to those who never smoked, former smokers (adjusted odds ratio = 1.40, 95% confidence interval 1.20 – 1.62) and current smokers (adjusted odds ratio = 1.17, 95% confidence interval 1.03 – 1.34) were less satisfied with the neighborhood compared to those who never smoked.
The results of this study indicate there is an independent association between the smoking habit and a less satisfying neighborhood perception in the metropolitan region of Belo Horizonte, which does not depend on individual characteristics, traditionally reported as being associated with smoking.
Keywords in Portuguese
Hábito de fumarHabitação
Distribuição Espacial da População
Inquéritos epidemiológicos
Percepção. Percepção Social
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