Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29871
Title: As reflexões históricas de Sérgio Buarque de Holanda sobre agricultura (1936-1957)
Authors: Wegner, Robert
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O objetivo deste artigo é investigar o modo pelo qual Sérgio Buarque de Holanda avaliou a agricultura desenvolvida historicamente no Brasil e mapear os diferentes tratamentos dados ao assunto pelo autor. A partir da segunda edição de Raízes do Brasil, publicada em 1948, Holanda passou a dar maior atenção às técnicas rurais, chamando a atenção para o uso da enxada e da cavadeira – mais próximas das práticas de cultivo indígenas – em detrimento do arado, empregado na agricultura europeia. O artigo contextualiza as mudanças de interpretação do autor no mundo intelectual do período, tomando como fio condutor o diálogo de Holanda com Emílio Willems. Após a análise do contexto intelectual mais amplo, o artigo retorna propriamente às questões específicas da agricultura e das técnicas rurais, chamando a atenção para o diálogo do autor com o geógrafo alemão Herbert Wilhelmy.
keywords: Técnicas agrícolas
Natureza tropical
Colonização portuguesa
Sérgio Buarque de Holanda
Herbert Wilhelmy
DeCS: Natureza
Clima tropical
Agricultura
Brasil
Issue Date: 2014
Citation: Wegner, Robert. As reflexões históricas de Sérgio Buarque de Holanda sobre agricultura (1936-1957). Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 9, p. 107-135, 2014.
ISSN: 18099815
Copyright: open access
Appears in Collections:COC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sinais_Sociais_24.pdf5.23 MBAdobe PDF    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.