Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29873
Title: Contribuições para um debate: a antropologia do desenvolvimento e a valorização econômica da Amazônia (1951-1955)
Authors: Andrade, Rômulo de Paula
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O presente artigo tem o objetivo de expor as contribuições teórico-metodológicas da chamada Antropologia do Desenvolvimento sobre o contexto político e econômico do mundo após a Segunda Guerra Mundial. Nos anos após 1945, os debates sobre as diferentes ideias e definições de “desenvolvimento” ocuparam de forma relevante a agenda acadêmica e política do período. Por meio do estudo das formulações de políticas de desenvolvimento para a região amazônica nos anos 1950, buscamos apresentar um breve exemplo da recepção das ideias sobre planejamento, desenvolvimento e subdesenvolvimento em locais considerados subdesenvolvidos pelos atores políticos daquele período.
keywords: Desenvolvimento
Antropologia do desenvolvimento
Amazônia
Spvea
Planejamento
DeCS: Desenvolvimento
Antropologia
Amazônia
Planejamento Ambiental
Issue Date: 2015
Citation: Andrade, Rômulo de Paula. Contribuições para um debate: a antropologia do desenvolvimento e a valorização econômica da Amazônia (1951-1955). Cadernos do Desenvolvimento, v. 10, p. 1-72, 2015.
ISSN: 18098606
Copyright: open access
Appears in Collections:COC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
102-349-1-PB.pdf218.27 kBAdobe PDF    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.