Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29911
Title: Trabalho interdisciplinar na assistência ao parto e nascimento: a atuação da enfermagem obstétrica
Authors: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A assistência prestada pela enfermagem obstétrica é uma solução vital para os desafios de fornecer cuidados maternos-neonatais de alta qualidade para todas as mulheres e recém-nascidos, em todos os países. O potencial das enfermeiras obstétricas e obstetrizes para melhorar a qualidade do cuidado têm sido amplamente demonstrado em diversos estudos e é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. No entanto, persistem barreiras que devem ser superadas para que estas profissionais possam praticar todo o seu potencial de proporcionar uma excelente qualidade de cuidados, centrados nas mulheres. No Brasil, os serviços que integram estas profissionais na assistência ao parto e nascimento são reconhecidos pelos bons resultados em seus indicadores e são unânimes quanto a melhor custo-efetividade. O trabalho interdisciplinar entre médicos e enfermeiras na assistência ao parto e nascimento, com adoção de práticas de cuidados baseadas em evidências e com centralidade na mulher, se configura como um dos passos mais importantes para a efetiva qualificação da/na atenção obstétrica brasileira.
keywords: REA
Assistência ao Parto
Trabalho de Parto
Enfermagem Obstétrica
Saúde da Mulher
Obstetrícia
Saúde da Criança
DeCS: Parto Humanizado
Trabalho de Parto
Enfermagem Obstétrica
Obstetrícia
Saúde da Mulher
Saúde da Criança
Issue Date: 2018
Citation: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Trabalho Interdisciplinar na Assistência ao Parto e Nascimento: a atuação da enfermagem obstétrica. Rio de Janeiro, 2018. Inclui um vídeo (4 min 56 s) : son., color. Inclui apresentação em PowerPoint (26 p.).
DOI: http://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/trabalho-interdisciplinar-na-assistencia-ao-parto-e-nascimento-a-atuacao-da-enfermagem-obstetrica/?sf_action=get_data&sf_data=all&_sf_s=Trabalho+interdisciplinar+na+assist%C3%AAncia+ao+parto+e+nascimento:+a+atua%C3%A7%C3%A3o+da+enfermagem+obst%C3%A9trica&post_types=mulher
Copyright: open access
Educational goal: Apresentar as evidências científicas relativas a inserção de enfermeiras obstétricas e obstetrizes na assistência ao parto e nascimento, refletir sobre a importância do trabalho interdisciplinar para a qualificação do cuidado obstétrico e estimular uma postura crítica e reflexiva em relação ao trabalho interdisciplinar na assistência ao parto e nascimento.
Appears in Collections:IFF - REA - Material Multimídia




FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.