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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30252
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TCCCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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A ATUAÇÃO DO AGENTE ADMINISTRATIVO NAS POLICLÍNICAS DA CIDADE DO RECIFE E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Agente Administrativo
Avaliação de Desempenho
Gestão de Serviços de Saúde
Serviços de Média Complexidade
Policlínicas de Saúde
Alternative title
The performance of the administrative agent in the polyclinics of Recife and quality of health servicesAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A atuação dos agentes administrativos interfere tanto no sucesso como no fracasso do desenvolvimento das ações pelos serviços de saúde, visto que esses profissionais estão envolvidos em inúmeros processos de trabalho, inclusive no atendimento direto à população. Esse estudo teve como objetivo analisar a atuação do Agente Administrativo em relação à qualidade dos serviços de saúde, nas Policlínicas da Cidade do Recife. Estudar esses profissionais inseridos nas atividades operacionais servirá como base para o planejamento e organização dos serviços. O estudo, do tipo descritivo e quantitativo, foi realizado com os agentes administrativos que atuam nas recepções dos ambulatórios, dos serviços de pronto atendimento (SPA), nos serviço de arquivo médico e estatístico (SAME) e nas farmácias. Foram coletados dados primários no período de junho a julho de 2008, por meio de um questionário fechado, já validado para outras categorias profissionais, com a finalidade de avaliar fatores relacionados ao desempenho pessoal e característica profissional: comprometimento, divisão de responsabilidade, comunicação e coordenação externa, criatividade e inovação, eficácia/eficiência/produtividade, ambiente psicológico em geral, tomada de decisão, consciência de qualidade e reconhecimento e recompensa. A amostra final foi do tipo intencional, totalizando 76 sujeitos. Foram observados nesse estudo seis aspectos considerados positivos: o aspecto Eficácia/eficiência/produtividade obteve 86,2 por cento (65 entrevistados), seguido por Reconhecimento e Recompensa, com 80,3 por cento (61 entrevistados), Comprometimento com 79,0 por cento (59 entrevistados), Ambiente Psicológico em geral com 76,7 por cento (58 entrevistados), Divisão de responsabilidade com 65,1 por cento (49 entrevistados) e Criatividade e Inovação com 61,2 por cento (47 entrevistados). Como aspectos a serem desenvolvidos destacam-se a tomada de decisão com 75,3 por cento (55 entrevistados), a consciência de qualidade com 65,8 por cento (48 entrevistados) e a comunicação e coordenação externa com 51,3 por cento (37 entrevistados). A principal conclusão do estudo foi de que a atuação dos agentes administrativos das Policlínicas do município do Recife foi avaliada de forma positiva, no entanto existem alguns fatores que necessitam de investimentos a fim de que se obtenham profissionais com bom desempenho e conseqüentemente sejam oferecidos serviços de qualidade, principalmente com relação à tomada de decisão, consciência de qualidade e comunicação e coordenação externa
Keywords in Portuguese
Qualidade de Serviços de SaúdeAgente Administrativo
Avaliação de Desempenho
Gestão de Serviços de Saúde
Serviços de Média Complexidade
Policlínicas de Saúde
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