Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30266
Title: Manuseio mínimo do recém-nascido
Authors: Fundação Oswaldo Cruz
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: No útero o feto está em ambiente confortável, 80% do tempo em sono profundo, o que é fundamental para todas funções fisiológicas, incluindo o crescimento e desenvolvimento cerebral. Após o nascimento prematuro esses recém-nascidos ficam expostos a intervenções que são fundamentais para sua sobrevida porém, associadas a efeitos indesejáveis e muitas vezes nocivos como: Procedimentos invasivos (às vezes desnecessários) que podem provocar lesões de pele, desconforto e dor; Luz intensa que interfere no padrão dia e noite e na fisiologia do sono; Ruído excessivo que prejudica o desenvolvimento coclear. Tudo isso pode causar episódios de estresse, picos hipertensivos, alterações do sono e consequentemente, comprometimento neurológico. O manuseio mínimo é muito importante nas primeiras 72 horas de vida e deve ser incorporado por todos os profissionais.
keywords: REA
VIDEOAULA
DeCS: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Recém-Nascido Prematuro
Issue Date: 2018
Citation: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Manuseio mínimo do recém-nascido. Inclui um vídeo (3 min 04 s) : son., color. Inclui apresentação em PowerPoint (32 p.). 12 mar. 2018. Disponível em: <http://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-recem-nascido/manuseio-minimo-do-recem-nascido/>.
Description: Este material faz parte do Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do IFF/Fiocruz. O Portal oferece conteúdo sistematizado por especialistas e disponível em diversos formatos, como apresentação de slides e vídeos curtos, todos com links para as referências citadas. Esse material tem sido usado principalmente em atividades de educação permanente e de formação profissional em diferentes unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a revisão de processos clínicos norteados pelas boas práticas.
Copyright: open access
keywords: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Recém-Nascido Prematuro
Manuseio Mínimo
Educational goal: Apresentar aos profissionais de saúde condutas que auxiliem na redução de estímulos nocivos; minimizem o estresse e a dor causados aos recém-nascidos devido a manuseios excessivos, promovendo neuroproteção; melhorem a qualidade de vida e diminuam os riscos de sequelas em menores de 1500g.
Appears in Collections:IFF - REA - Material Multimídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
manuseiominimo-180312182603.pdf932.58 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.