Advisor | Sousa, Fabiana Oliveira Silva | |
Author | Almeida, Ana Paula Lucas Mendonça | |
Access date | 2018-11-28T12:33:20Z | |
Available date | 2018-11-28T12:33:20Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | ALMEIDA, Ana Paula Lucas Mendonça. Projeto de implementação: organização do fluxo disciplinar dos estudantes dos cursos de enfermagem (graduação e técnico) no Hospital Regional do Agreste - Caruaru-PE. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2012. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30270 | |
Abstract in Portuguese | A concepção cultural de que a educação é uma atividade de responsabilidade apenas das instituições de ensino, gera entre os profissionais de saúde um confronto entre a assistência a saúde e as práticas educativas. Vários fatores interferem nesta situação, dentre eles o conflito de novos saberes nos campos de estágio, levando os profissionais a saírem da zona de conforto, a falta de conhecimento das Politicas Públicas de Saúde, as baixas remunerações, ausência de incentivo para as atividades educativas e os parcos recursos em investimentos e gestão na área educacional nos serviços de saúde públicos. O grande desafio da gestão é mostrar a real importância da problemática na relação ensino aprendizagem nos campos de estágio na formação do estudante. O presente estudo objetiva a elaboração de um plano de intervenção que visa aprimorar a integração interinstitucional, através da organização do fluxo dos estudantes, da participação dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem/campos de estágio por meio de oficinas e capacitações pedagógicas, pretendendo-se que aumente a efetividade das ações na formação dos estudantes, maior motivação e compreensão do processo educativo no ambiente hospitalar. A resolutividade da problemática educacional vai além da competência da gestão devido a sua complexidade, dimensão e fatores intercorrentes. Todavia, novas formas de abordagens das ações de rotina podem permitir que haja um melhor aproveitamento nas atividades educacionais e consequentemente uma melhoria no atendimento da população usuária do Sistema Único de Saúde- SUS. A integração entre as instituições de saúde e educação permitirá um entendimento da problemática e as melhores formas de intervenção, tendo a participação dos atores envolvidos como ponto de fortalecimento para obtenção de um melhor aproveitamento do ensino-aprendizagem nos campos de prática de saúde | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estágio Clínico | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Enfermagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação de Recursos Humanos | pt_BR |
Title | Projeto de implementação: organização do fluxo disciplinar dos estudantes dos cursos de enfermagem (graduação e técnico) no Hospital Regional do Agreste Caruaru PE | pt_BR |
Alternative title | Project Implementation: Organization Flow Discipline of Students of Nursing Courses (Undergraduate and Technical) at the Regional Hospital of the Wasteland - Caruaru - PE | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2012 | |
Departament | Departamento de Saúde Coletiva | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães | |
Place of Defense | Recife/PE | |
Program | Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS | pt_BR |
Abstract | The cultural conception that education is an activity of sole responsibility of
educational institutions, generates between health professionals a clash between
health care and educational practices. Several factors influence this situation,
including the conflict of new knowledge in the fields of training, leading professionals
to leave the comfort zone, lack of knowledge of the Public Health Policies, low pay,
lack of incentive for educational activities and scarce resources on investments in
education and management in public health services. The management challenge is
to show the real importance of the issues in the teaching learning in the fields of
stage in the formation of the student. The present study aims to draw up an action
plan which aims to improve integraçã terinstitucional by organizing the flow of
students, the participation of actors ene involved in the learning process / field
placement through educational workshops and trainings, which seeks to that
increases the effectiveness of actions in students' education, motivation and
understanding of the educational process in the hospital. The outcomes of this
educational problem goes beyond the competence of management due to its
complexity, size and intercurrent factors. However, new forms of approaches to
routine actions can allow that there is a better use in educational activities and
consequently an improvement in the care of the users of the Unified Health System.
The integration between health and education institutions will allow an understanding
of the problem and the best forms of intervention, with the participation of
stakeholders as a point of strength to achieve a better utilization of teaching and
learning in the fields of health practice. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | |
Subject | Clinical Clerkship | pt_BR |
Subject | Student Nursing | pt_BR |
Subject | Nursing Education | pt_BR |
Subject | Human Resources Training | pt_BR |
Member of the board | Sousa, Fabiana Oliveira Silva | |
Member of the board | Medeiros, Kátia Rejane de | |
DeCS | Estágio Clínico | pt_BR |
DeCS | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
DeCS | Educação em Enfermagem | pt_BR |
DeCS | Formação de Recursos Humanos | pt_BR |
DeCS | Educação Técnica em Enfermagem | pt_BR |
DeCS | Bacharelato em Enfermagem | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |