Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30753
Title: Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?
Authors: Reznik, Gabriela
Massarani, Luisa
Ramalho, Marina
Malcher, Maria Ataide
Amorim, Luis
Castelfranchi, Yurij
Affilliation: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2o ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa – pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T –, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.
keywords: Divulgação científica
Percepção pública da ciência
Estereótipo do cientista
Mulheres
Adolescentes
DeCS: Comunicação e divulgação científica
Percepção pública da ciência
Mulheres
Adolescentes
Issue Date: 2017
Citation: REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista? Estudos Feministas, Florianópolis, v.25, n.2, p.829-855, maio-ago., 2017.
ISSN: 1806-9584
Copyright: open access
Appears in Collections:COC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Massrani_Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista.pdf137.95 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.