Autor | Mattos, Mússio Pirajá | |
Data de acesso | 2019-01-02T17:55:27Z | |
Data de disponibilização | 2019-01-02T17:55:27Z | |
Data do publicação | 2018 | |
Citação | MATTOS, Mússio Pirajá. Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p. 478-488, out./dez. 2018. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30827 | |
Resumo | O construtivismo é uma teoria que permite conceber o conhecimento como algo que não é dado e sim construído, através de sua ação e da interação com o meio. Trata-se de um relato de experiência do uso da viagem educacional e oficinas temáticas no componente curricular psicofarmacologia clínica, como ferramentas de formação construtivista em saúde. A viagem educacional permitiu a integração emoção-razão a partir dos significados percebidos em contato com produções artísticas. A clínica tornou-se ampliada no cuidado a partir da prática biopsicossocial, da humanização e do desenvolvimento da inteligência emocional. As oficinas temáticas proporcionaram aprendizagens complexas e produção de dispositivos que permitiram a vivência do acolhimento, vínculo, comunicação, sensibilidade e empatia entre os sujeitos. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular a formação por meio de competências, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa, além de tornar o ambiente em sala de aula agradável e contribuir para construção de um perfil profissional que cria permanentemente. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Direito Autoral | open access | en_US |
Palavras-chave | Filmes cinematográficos | en_US |
Palavras-chave | Comunicação interdisciplinar | en_US |
Palavras-chave | Educação em saúde | en_US |
Palavras-chave | Psicofarmacologia | en_US |
Palavras-chave | Metodologia ativa | en_US |
Título | Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica | en_US |
Título alternativo | Educational journey and thematic workshops as a constructivist training tools in clinical psychopharmacology | en_US |
Título alternativo | Viaje educativo y talleres temáticos como herramientas de formación constructivista en psicofarmacología clínica | en_US |
Tipo do documento | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v12i4.1448 | |
Resumo em Inglês | The constructivism is a theory that allows us to conceive of knowledge as something that is not given but constructed through its action and interaction with the environment. This is an experience report of the use of educational journey and thematic workshops in the clinical psychopharmacology curriculum component as constructivist training tools in health. The educational journey allowed the integration of emotionreason from the meanings perceived in contact with artistic productions. The clinic has expanded into care from the biopsychosocial practice, the humanization and the development of emotional intelligence. The thematic workshops provided complex learning and production of devices that allowed the experience of the host, bond, communication, sensitivity and empathy between the subjects. The use of these tools was assertive for stimulating the training through skills, interdisciplinarity and meaningful learning, as well as making the classroom environment pleasant and contributing to the construction of a professional profile that creates permanently. | en_US |
Resumo em Espanhol | El constructivismo es una teoría que permite concebir el conocimiento como algo que no es dado y sí construido, a través de su acción y de la interacción con el medio. Se trata de un relato de experiencia del uso del viaje educativo y talleres temáticos en el componente curricular psicofarmacología clínica, como herramientas de formación constructivista en salud. El viaje educativo permitió la integración emoción-razón a partir de los significados percibidos en contacto con producciones artísticas. La clínica se ha ampliado en el cuidado a partir de la práctica biopsicosocial, de la humanización y del desarrollo de la inteligencia emocional. Los talleres temáticos proporcionaron aprendizajes complejos y producción de dispositivos que permitieron la vivencia de la acogida, vínculo, comunicación, sensibilidad y empatía entre los sujetos. La utilización de estas herramientas fue asertiva por estimular la formación por medio de competencias, interdisciplinariedad y aprendizaje significativo, además de hacer el ambiente en el aula agradable y contribuir a la construcción de un perfil profesional que crea permanentemente. | en_US |
Afiliação | Universidade Federal do Oeste da Bahia. Centro das Ciências Biológicas e da Saúde. Barreiras, BA, Brasil. | |
Palavras-chave em inglês | Motion pictures | en_US |
Palavras-chave em inglês | Interdisciplinary communication | en_US |
Palavras-chave em inglês | Health Education | en_US |
Palavras-chave em inglês | Psychopharmacology | en_US |
Palavras-chave em inglês | Active methodology | en_US |
Palavras-chave em espanhol | Património bibliográfico | en_US |
Palavras-chave em espanhol | Trafico ilicito de bienes culturales | en_US |
Palavras-chave em espanhol | Declaración Universal de los Derechos Humanos | en_US |
Palavras-chave em espanhol | Bienes culturales | en_US |
Palavras-chave em espanhol | Convenciones Internacionales para la Protección del Patrimonio Cultural | en_US |
Palavras-chave em espanhol | Campañas de Protección a los Bienes Culturales | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |