Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30828
Title: Docência em saúde: tempo de novas tecnologias da informação e comunicação
Other Titles: Health teaching: time of new information and communication technologies
Docencia en salud: tiempos de nuevas tecnologías de la información y comunicación
Authors: Wanderley, Tatiana Peres Santana Porto
Batista, Mikael Henrique de Jesus
Júnior, Lázaro da Silva Dutra
Silva, Valdirene Cassia
Affilliation: Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, Brasil.
Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, Brasil.
Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, Brasil.
Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, Brasil.
Abstract: Ao serem utilizadas no contexto educacional, as tecnologias digitais da informação e comunicação podem potencializar a aprendizagem, desenvolvendo ambientes de aprendizado, aprimorando e modernizando as práticas docentes. Nesta perspectiva, realizou-se um estudo com o objetivo de verificar a utilização dessas tecnologias como recurso didático-pedagógico em cursos da saúde. Os resultados evidenciaram as dificuldades citadas por docentes: estrutura escolar inadequada; formação acadêmica deficiente e resistência à utilização dessas tecnologias. Como estratégias para amenizar esses desafios foram enfatizadas a capacitação dos professores e a orientação para que conhecessem as especificidades dos recursos tecnológicos desde a sua formação. A plataforma Moodle, chat educacional e o fórum de discussão foram os mais utilizados. Concluímos que as instituições voltadas para o ensino da saúde não estão efetivamente utilizando as ferramentas com toda a sua potencialidade pedagógica e que, embora o acesso às tecnologias venha crescendo rapidamente, essa ampliação não é acompanhada de qualificação e transformação do processo de ensino.
Abstract: The digital technologies of information and communication, when used in the educational context, can potentialize learning developing learning environments, improving and modernizing teaching practices. From this perspective, a study was developed aiming to verify the use of these technologies as a didactic and pedagogical resource for courses in health. The results evidenced the difficulties mentioned by lecturers: inadequate universitary structure; deficient academic training and resistance to use these technologies. As strategies to soften these challenges, it was placed emphasis on the lecturer qualification and on the instruction in specificities of technological resources since their formation. The Moodle platform, the educational chat and the discussion forum were the most used. We conclude that the health education institutions are not effectively using all their pedagogical potential of the disposable tools and although access to the technologies is growing rapidly, this expansion is not followed by qualification and transformation of the teaching process.
Abstract in spanish: Si las tecnologías digitales de la información y comunicación son utilizadas en el contexto educativo, pueden potenciar el aprendizaje, desarrollando ambientes de aprendizaje, perfeccionando y modernizando las prácticas docentes. En esta perspectiva se realizó un estudio con el objetivo de verificar la utilización de esas tecnologías como recurso didáctico y pedagógico en cursos de la salud. Los resultados evidenciaron las dificultades citadas por docentes: estructura escolar inadecuada; formación académica deficiente y resistencia a la utilización de esas tecnologías. Como estrategias para amenizar eses desafíos, el énfasis fue puesta en la capacitación de los profesores y en la orientación para que conozcan las especificidades de los recursos tecnológicos desde su formación profesionel. La plataforma Moodle, el chat educativo y el foro de discusión fueron los más utilizados. Concluimos que las instituciones de enseñanza de la salud no están efectivamente utilizando todo el potencial pedagógico de las herramientas disponibles y aunque el acceso a las tecnologías esté creciendo con rapidez, esa ampliación no es acompañada de la qualificación y transformación del proceso de enseñanza.
Keywords: Lecturers
Comunication
Technologies
Education
Learning
Keywords in spanish: Docentes
Comunicación
Tecnologías
Educación
Aprendizaje
keywords: Docentes
Comunicação
Tecnologias
Educação
Aprendizagem
Issue Date: 2018
Citation: WANDERLEY, Tatiana Peres Santana Porto et al. Docência em saúde: tempo de novas tecnologias da informação e comunicação. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p. 1-14, out./dez. 2018.
DOI: 10.29397/reciis.v12i4.1522
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 12 - Número 4

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
15.pdf376.68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.