Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30834
Title: Blogueiros fitness no Instagram: o corpo e o merchandising editorial de suplementos alimentares
Other Titles: Fitness bloggers on Instagram: the body and the product placement of dietary supplements
Fitness bloggers en el Instagram: el cuerpo y el emplaziamento publicitario de suplementos alimenticios
Authors: Stolarski, Graciele
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Milani, Rute Grossi
Oliveira, Leonardo Pestillo de
Affilliation: Educação Básica no Município de Marechal Cândido Rondon. Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.
Centro Universitário Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Centro Universitário Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Centro Universitário Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Abstract: O Instagram é uma rede social online que permite a criação, manipulação e compartilhamento de fotografias ou vídeos. Com o objetivo de classificar e analisar o conteúdo postado pelos perfis fitness populares no Brasil, selecionaram-se dez contas públicas a serem seguidas ao longo de quinze dias em 2016. Duas categorias temáticas obtiveram destaque: a) presença de merchandising editorial de suplementos alimentares e b) divulgação de serviços de profissionais da estética ou da saúde. As postagens reforçam o ideal de beleza presente na mídia de massa, há alta frequência de postagem, principalmente com fotos do corpo ou de partes dele e as produções das fotografias são profissionais, com poucas selfies. O que oportuniza o uso das redes sociais como espaços para futuras ações e intervenções de promoção da saúde, por parte de agências e conselhos de profissões.
Abstract: Instagram is an Online Social Network-OSN that allows the creation, edition and sharing of photos or videos. With the aim to classify and analyze the content posted by popular fitness profiles in Brazil, ten public accounts were selected to follow them over a period of 15 days in 2016. Two thematic categories were highlighted: a) the product placement of dietary supplements; b) shared information about the services of aesthetics or health professionals. The posts reinforce the ideal of beauty present in mass media, there is high frequency of posting, especially with highly professional photos of the body or parts of it, and few selfies. Thus they allow the use of social networks as spaces for future actions and health promotion interventions, by health agencies and professional councils.
Abstract in spanish: Instagram es una red social que permite crear, manipular y compartir fotografías o vídeos. Con el objetivo de clasificar y analizar el contenido publicado por los perfiles fitness populares en Brasil, se seleccionaron diez cuentas públicas para seguir a lo largo de quince días en 2016. Dos categorías temáticas obtuvieron destaque: a) la presencia de merchandising de suplementos alimenticios; y b) divulgación de servicios de profesionales de la estética o de la salud. Las imágenes refuerzan el ideal de belleza presente en los medios de comunicación de masas, hay alta frecuencia de envío cruzado, principalmente con fotos del cuerpo o de partes de ello. Las producciones de las fotografías son bastante profesionales, con pocas selfies, lo que hace posible el uso de las redes sociales como espacios para futuras acciones y intervenciones de promoción de la salud, por parte de agencias y consejos de profesiones.
Keywords: Social networks
Instagram
Fitness
Photography
Health promotion
Keywords in spanish: Redes sociales
Instagram
Fitness
Fotografia
Promoción de la salud
keywords: Redes sociais
Instagram
Fitness
Fotografia
Promoção da saúde
Issue Date: 2018
Citation: STOLARSKI, Graciele et al. Blogueiros fitness no Instagram: o corpo e o merchandising editorial de suplementos alimentares. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p. 1-21, out./dez. 2018.
DOI: 10.29397/reciis.v12i4.1468
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 12 - Número 4

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7.pdf475.3 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.