Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30882
SINGULARIDADES DO TRABALHO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA PESQUISA: INTERVENÇÃO SOBRE SAÚDE E TRABALHO DAS PROTAGONISTAS DAS ATIVIDADES
Coletivo de Trabalho
Comunidade Ampliada de Pesquisa e Intervenção (CAPI)
Saúde do trabalhador
Saúde
Education workers
Health
Collective work
Expanded community of research and intervention (CAPI)
Hyppolito, Amanda Ornela | Date Issued:
2018
Alternative title
Singularities of work in a municipal public school of integral education: a research-intervention on health and work of the protagonists of the activitiesAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste estudo foi analisar, sob o ponto de vista da atividade, a relação entre o trabalho e a saúde das trabalhadoras de uma escola pública municipal de educação integral de Niterói/RJ, construindo simultaneamente uma Comunidade Ampliada de Pesquisa e Intervenção (CAPI). Os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa- intervenção foram: visitas à escola, observações do trabalho, conversas dialógicas com as trabalhadoras, uso do Questionário Saúde e Trabalho em Atividades de Serviço (QSATS) e Encontros sobre o Trabalho (EST). Constatou-se que o trabalho nesta escola é marcado por relações sociais de gênero e de classe, existindo distintos tipos de vínculos empregatícios (regime estatutário, trabalhadoras com contratos temporários e terceirizadas) e diversas situações de sobrecarga de trabalho. Compreende-se que a essas dimensões estão associadas questões específicas relativas a diferentes dinâmicas do processo saúde-doença, porém foram detectadas formas de sofrimento patógeno e adoecimento que são comuns ao conjunto de trabalhadoras e que provavelmente são vinculadas a aspectos transversais ao trabalho nessa escola, tais como: dores de cabeça, nas costas e no estômago; desânimo e fadiga geral; ansiedade e irritabilidade; problemas musculares e de articulações. Contudo, as trabalhadoras elaboram estratégias originais e criativas para lidar com as variabilidades no/do trabalho e preservar a saúde. A necessidade de sair para respirar e poder retornar às atividades, além de diferenciadas formas de cooperação entre trabalhadoras de segmentos distintos foram defesas e estratégias de regulação do trabalho comuns evidenciadas ao longo da pesquisa. A educação integral implantada gera um quadro de maior complexidade, ampliando as funções e/ou as jornadas de trabalho. O cuidado com as crianças se configura como um elemento de destaque na produção de sentido do trabalho de educar, um valor comum, contribuindo para a construção de um coletivo de trabalho ampliado envolvendo todas as trabalhadoras-educadoras. Considera-se que essa modalidade de pesquisa- intervenção, compartilhada e dialógica, possibilitou espaços de discussão sobre o trabalho - com destaque para os Encontros - apontando caminhos para a construção de uma CAPI. Tal experimentação contribuiu para que as trabalhadoras ampliassem seu olhar e se tornassem mais potentes para a construção coletiva de ações afirmadoras de vida e saúde no trabalho.
Abstract
This study aimed to analyze, guided from the work activity, the relationship between the work and the health of the female workers of a municipal public school of integral education in Niterói/RJ, building an Expanded Community of Research and Intervention (CAPI) simultaneously. The methodological procedures adopted were: school visits, job observations, dialogues with the workers, application of the Health Questionnaire and Work in Service Activities (QSATS) and Work Meetings (EST). It was found that the work in this school is marked by the social relations of gender and class; there are different types of employment relationships (statutory regime, workers with temporary contracts and outsourced) and various situations of work overload. These dimensions are associated with specific issues related to the dynamics of the health-disease process. Forms of pathogenic suffering patógeno and illness that are common to the group of workers and are probably linked to aspects that are transversal to the work in this school, such as: pain head, back and stomach; discouragement and general fatigue; anxiety and irritability; muscle and joint problems (mainly reported among cooks and general service aides) were detect. However, women workers develop unique and creative strategies to deal with variability and preserve health. The need to "go out to breathe" and be able to return to the activity and the different forms of cooperation established among workers from different segments were defenses and common labor regulation strategies evidenced throughout the research. The integral education implanted in the school generates a complex picture, enlarging the functions and the working days of all. Child care is seen as a common value and a prominent element in the production of a sense of the work of educating, contributing significantly to the construction of an expanded work group involving all the schoolgirl workers. This modality of research-intervention shared and dialogical, made it possible to create favorable spaces for discussions about work, with emphasis on the Meetings, pointing out the ways of building an CAPI. Such experimentation contributed to the women workers to broaden their gaze and become more potent for the collective construction of affirmative actions of life and health in work.
Keywords in Portuguese
Trabalhadoras da EducaçãoColetivo de Trabalho
Comunidade Ampliada de Pesquisa e Intervenção (CAPI)
Saúde do trabalhador
Saúde
Keywords
Worker's healthEducation workers
Health
Collective work
Expanded community of research and intervention (CAPI)
Share