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A INCORPORAÇÃO DE NOVOS TEMAS E SABERES NOS ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA: O CASO DO USO DA CATEGORIA GÊNERO
Alternative title
The incorporation of new themes and knowledge at public health studies: the gender category caseAffilliation
Universidade Federal do Estado de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo objetiva refletir sobre a incorporação da categoria gênero nos estudos acadêmicos em saúde coletiva, tendo por referência algumas das
características da área, como a interdisciplinaridade, o compromisso com as demandas da sociedade, o diálogo com os trabalhadores de saúde e a sintonia com as políticas de saúde implementadas no país. Para tanto, foi realizado um levantamento dos artigos indexados na base SciELO que referem gênero e saúde como descritores, classificando-os quanto aos
temas em foco, à abordagem metodológica, à população estudada e ao tipo de uso da categoria gênero. A análise dos resultados revela a heterogeneidade no uso da categoria na produção acadêmica selecionada,
que, eventualmente, pode ser explicada pelas especificidades da área. Pretende-se, com este trabalho, fomentar a reflexão sobre maneiras de incrementar a abordagem de gênero nos estudos em saúde coletiva de modo a superar diferenças entre os campos de conhecimento.
Abstract
This article aims to reflect how gender as a category has been incorporated into academic public health studies. The discussion is based on some characteristics of the public health area, such as: interdisciplinary approach, commitment to the demands of society; dialogue with health professionals and connection with health policies implemented in the country. With this in mind, a review of articles from the SciELO database was made referring to gender and health as descriptors. The articles were classified in terms of their focal theme, methods, groups studied and use of gender category. The results reveal some heterogeneity in the use of the category in the studies
selected that eventually could be explained by the particularities of the area. Based on this discussion, this article intends to foster a reflection on the ways to improve a gender approach in public health studies so as to overcome the existing differences between knowledge accrued in various fields.
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