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Title: Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
Other Titles: Health care user satisfaction in Pernambuco State, Brazil, 2005
Authors: Gouveia, Giselle Campozana
Souza, Wayner Vieira de
Luna, Carlos Feitosa
Szwarcwald, Célia Landmann
Souza Júnior, Paulo Roberto Borges de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Fundação Oswaldo cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Abstract: Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários.
Abstract: Researching the users' satisfaction is a key task for management. With the Project for Strengthening the Evaluation Capacity of the State, the Pernambuco Health Secretariat has defined to evaluate the health system performance as priority. The current study aimed to know the factors associated with the users' satisfaction of the Pernambuco health system. It was an evaluative study based on the results obtained in a population survey carried out on 2005 in Pernambuco. The data analysis considered the use of multivariate methods and the satisfaction as dependent variable. The main analyzed aspects were the professionals quality, the health services quality and the health system resolubility. The analysis has revealed that the waiting time for health care and the availability of medicines were the factors with the lowest percentage of users' satisfaction, what generate reflections about if the access has been actually related to the offering of health services, adequate or not to the people demands and the pharmaceutical assistance policy in the state. In conclusion, it was possible to obtain a more complete overview about how the health system of Pernambuco has attended the people expectations by the users perspectives.
Keywords: Satisfaction
Health system
Factorial analysis
Evaluation
keywords: Satisfação
Sistema de saúde
Análise fatorial
Avaliação
DeCS: Adolescente
Adulto
Brasil
Estudos Transversais
Prestação de Cuidados de Saúde / normas
Fêmea
Humanos
Masculino
Satisfação do Paciente
Adulto jovem
Issue Date: 2011
Citation: GOUVEIA, Giselle Campozana et al. Health care user satisfaction in Pernambuco State, Brazil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p. 1849–1861, mar. 2011.
DOI: 10.1590/S1413-81232011000300020
ISSN: 1678-4561
Copyright: open access
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