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CIÊNCIAARTE NO INSTITUTO OSWALDO CRUZ: 30 ANOS DE EXPERIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO INTERDISCIPLINAR
Author
Araujo-Jorge, Tania C.
Sawada, Anunciata
Rocha, Rita C. M.
Azevedo, Sandra M. G.
Ribeiro, Josina M.
Matraca, Marcus V. C.
Borges, Cristina A. X.
Assis, Sheila S.
Fortuna, Danielle B.
Barros, Marcelo D. M.
Mendes, Marcelo O.
Garzoni, Luciana R.
Rocque, Lucia de La
Meirelles, Rosane M. S.
Trajano, Valeria S.
Silva, Paulo Roberto Vasconcellos
Sawada, Anunciata
Rocha, Rita C. M.
Azevedo, Sandra M. G.
Ribeiro, Josina M.
Matraca, Marcus V. C.
Borges, Cristina A. X.
Assis, Sheila S.
Fortuna, Danielle B.
Barros, Marcelo D. M.
Mendes, Marcelo O.
Garzoni, Luciana R.
Rocque, Lucia de La
Meirelles, Rosane M. S.
Trajano, Valeria S.
Silva, Paulo Roberto Vasconcellos
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Secretaria de Educação de Miracema. Miracema, RJ, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Rio Branco, AC, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Teixeira de Freitas, campus Paulo Freire, BA, Brasil.
Sem afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa Saúde na Escola.. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Sem afiliação
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade do estado de MInas Gerais. Faculdade de Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Secretaria de Educação de Miracema. Miracema, RJ, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Rio Branco, AC, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Teixeira de Freitas, campus Paulo Freire, BA, Brasil.
Sem afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa Saúde na Escola.. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Sem afiliação
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade do estado de MInas Gerais. Faculdade de Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
linha de pesquisa em CienciArte, denominação que evoluiu
numa trajetória de 30 anos de atividades unindo ciência e arte,
vem sendo desenvolvida no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz desde
2000. Ela testemunha a união de duas culturas, a fim de que ambas
possam partilhar e contribuir com elementos essenciais ao ensino e
à educação. Suas atividades assumem o pressuposto de que a associação
da arte à educação científica possibilita ao ser humano desenvolver
novas intuições e compreensões através da incorporação do
processo artístico a outros processos investigativos, construindo um
discurso sobre a relação entre arte, ciência, atividades humanas e tópicos
relacionados a atividades multidisciplinares e multiculturais.
Neste texto descrevemos a trajetória histórica da linha de pesquisa, a
disciplina que dela derivou, incluindo relações entre conteúdos, referências
e atividades diversas desenvolvidas. Essas abordagens atenderam
aos mais diversos critérios de inclusão vinculados aos campos
de atividade profissional de um ou mais componentes do grupo de
estudos e práticas. Versaram sobre temas em ciência, saúde e arte
evidenciando a aplicação do paradigma CienciArte e expressando a
apropriação do conteúdo debatido ao longo dos anos. Uma figura
síntese com a linha do tempo dessas ações mostra seus principais fatos.
Entremeamos o texto com quatro “interlúdios” referentes a propostas
que trabalhamos nos processos educacionais que conduzimos
com CienciArte: (i) o manifesto CienciArte, (ii) as treze categorias
cognitivas propostas pelo casal Root-Bernstein no livro Centelhas de
gênios, (iii) a letra da música A ciência em si, de Gilberto Gil e Arnaldo
Antunes, e (iv) a modelagem 5D com metaformação, de Tod Siler.
Destacamos os referenciais teóricos que embasam a proposta, muito
calcada na prática freireana de oficinas dialógicas. Temos convicção
de que a linha de pesquisa atinge seus objetivos promovendo o diálogo
entre a ciência e a arte, reforçando o conceito “ArtScience”, ou,
em português, “CienciArte”.
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