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ThesisCopyright
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2500-12-31
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O DOCUMENTÁRIO NAS LUTAS EMANCIPATÓRIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: PRODUÇÃO SOCIAL DE SENTIDOS E EPISTEMOLOGIAS DO SUL CONTRA OS AGROTÓXICOS E PELA AGROECOLOGIA
Conhecimento
Agricultura Sustentável
Práticas Interdisciplinares
Knowledge
Sustainable Agriculture
Interdisciplinary Placement
Fasanello, Marina Tarnowski | Date Issued:
2018
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A tese analisa o papel do cinema documentário produzido no contexto das lutas de movimentos sociais do campo que, de um lado, denunciam o uso intensivo dos agrotóxicos pelo agronegócio e seus impactos na saúde e, de outro, anunciam como alternativas a construção de outro modelo agrícola baseado na agricultura familiar e na agroecologia. Os documentários são compreendidos a partir de dois referenciais teóricos que envolvem e buscam articular duas dimensões, a comunicacional e a epistemológica. A primeira dimensão compreende os documentários como estratégia de comunicação e pluralidade de vozes, enquanto textos e contextos ancorados na teoria da produção social dos sentidos e em conceitos como dialogismo e polifonia provenientes da obra de Bahktin. A segunda dimensão incorpora a obra de Boaventura de Sousa Santos e sua proposta de epistemologias do Sul, incluindo conceitos como pensamento abissal, ecologia de saberes, sociologias das ausências e das emergências, e metodologias colaborativas não extrativistas. As dimensões comunicacionais e epistemológicas foram analisadas a partir de três lugares de interlocução, que se relacionam na produção dos filmes: a dos movimentos sociais, dos pesquisadores militantes principalmente no âmbito da saúde coletiva, e dos cineastas engajados nas lutas sociais. Foram selecionados três documentários para a análise de sua produção: “O Veneno está na Mesa”; “Chapada do Apodi, Morte e Vida”; e “Nuvens de Veneno”. A partir de entrevistas com representantes estratégicos dos movimentos sociais, dos cientistas e dos cineastas, foram analisados o contexto (condições de produção) e o texto (o filme em si a partir das cenas que os compõem) para cada documentário e em seu conjunto. Na análise conjunta dos filmes foram destacadas três questões de interesse: polifonia e sociologia das ausências, ecologia de saberes, e por fim metodologias colaborativas não extrativistas. Concluímos que os documentários analisados contribuem, pela capacidade de reunir ciência, arte e ética com práticas de co-labor-ação, co-produção e cocriação para criar novas estratégias comunicacionais e epistemológicas.
Abstract
The thesis analyzes the role of documentary film produced in the context of the struggles of social movements in the countryside that, on the one hand, denounce the intensive use of pesticides by agribusiness and its health impacts and, on the other, announce as alternatives the construction of another model based on family farming and agroecology. Documentaries are understood from two theoretical references that involve and seek to articulate two dimensions, the communicational and the epistemological. The first dimension includes documentaries as a communication strategy and a plurality of voices, as texts and contexts anchored in the theories of social production of meanings, and concepts such as dialogism and polyphony from Bahktin's work. The second dimension incorporates the work of Boaventura de Sousa Santos and his proposal of epistemologies of the South, including concepts such as abyssal thinking, ecology of knowledges, sociologies of absences and emergencies, and non-extractive collaborative methodologies The communication and epistemological dimensions are analyzed from three places that are related in the production of the films: the social movements, the militant researchers mainly from the field of collective health, and the filmmakers engaged in these social struggles. Three documentaries were selected for the analysis of its production: Poison is on the table (O Veneno está na Mesa); Chapada do Apodi: Death and Life (Chapada do Apodi, Morte e Vida); and Poison Clouds (Nuvens de Veneno). From interviews with strategic representatives of social movements, scientists and filmmakers, the context (production conditions) and the text (the film itself from the scenes that compose them) were analyzed for each documentary and as a whole. In the joint analysis of the films three issues of interest were highlighted: polyphony and sociology of absences, ecology of knowledge, and finally non-extractive collaborative methodologies. We conclude that the analyzed documentaries contribute, by the capacity to gather science, art and ethics with practices of co-labor-action, co-production and co-creation to create new communication and epistemological strategies.
Keywords in Portuguese
Documentários CinematográficosConhecimento
Agricultura Sustentável
Práticas Interdisciplinares
Keywords
Documentaries and Factual FilmsKnowledge
Sustainable Agriculture
Interdisciplinary Placement
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