Author | Barroso, Marta F. | |
Author | Bevilaqua, Diego Vaz | |
Author | Felipe, Geraldo | |
Access date | 2019-03-15T15:43:04Z | |
Available date | 2019-03-15T15:43:04Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | BARROSO, M. F., BEVILAQUA, D. V. e FELIPE, G. Visualização e Interatividade no Ensino de Física e a Produção de Aplicativos Computacionais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 8., 2009. Vitória. Anais [...]. Vitória: SBF, 2009. p. 1-9. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32116 | |
Abstract in Portuguese | Neste trabalho, apresentamos os princípios de construção, o processo de desenvolvimento e o uso de um conjunto de aplicativos computacionais específicos para o ensino de física elaborados durante um período de três anos pelo grupo de pesquisa e desenvolvimento em ensino de física da UFRJ. Esses aplicativos abordam os diversos tópicos da física básica que são discutidos na educação básica e nos anos iniciais do ensino superior das áreas de ciência e tecnologia. As bases teóricas da produção desses aplicativos são discutidas: o conceito de objeto de aprendizagem e sua apropriação como uma ferramenta própria para produção de materiais didáticos digitais (como os aplicativos computacionais); as implicações do estudo das formas e ferramentas de visualização em ciência no processo de ensino-aprendizagem; e os tipos e usos dos diferentes recursos de interatividade entre aprendizes e o conteúdo no ensino presencial e a distância. Alguns aplicativos são apresentados e a elaboração dos conceitos teóricos subjacentes à sua produção são explicitados. Os temas escolhidos para a produção dos aplicativos são, em geral, temas que, de acordo com as pesquisas em ensino de física e a prática docente do grupo, revelam-se de difícil abordagem e discussão conceitual nos diferentes níveis de ensino. Apresenta-se o conjunto de aplicativos finalizados e distribuídos publicamente, abordando temas de ótica geométrica, movimentos (conceitos de cinemática, discussão de movimentos diversos, mudanças de sistema de referência, princípio da relatividade), forças, oscilações e ondas e circuitos elétricos simples. Finalmente, discute-se seu uso em ambientes de aprendizagem de diversos níveis e as diferentes opções pedagógicas e metodológicas possíveis para seu uso nesses ambientes. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Objetos de Aprendizagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Interatividade | pt_BR |
Title | Visualização e Interatividade no Ensino de Física e a Produção de Aplicativos Computacionais | pt_BR |
Type | Papers presented at events | |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
DeCS | Física/educação | pt_BR |
DeCS | Desenho de Programas de Computador | pt_BR |
DeCS | Software | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |