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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32116
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Papers presented at eventsCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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VISUALIZAÇÃO E INTERATIVIDADE NO ENSINO DE FÍSICA E A PRODUÇÃO DE APLICATIVOS COMPUTACIONAIS
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Neste trabalho, apresentamos os princípios de construção, o processo de desenvolvimento e o uso de um conjunto de aplicativos computacionais específicos para o ensino de física elaborados durante um período de três anos pelo grupo de pesquisa e desenvolvimento em ensino de física da UFRJ. Esses aplicativos abordam os diversos tópicos da física básica que são discutidos na educação básica e nos anos iniciais do ensino superior das áreas de ciência e tecnologia. As bases teóricas da produção desses aplicativos são discutidas: o conceito de objeto de aprendizagem e sua apropriação como uma ferramenta própria para produção de materiais didáticos digitais (como os aplicativos computacionais); as implicações do estudo das formas e ferramentas de visualização em ciência no processo de ensino-aprendizagem; e os tipos e usos dos diferentes recursos de interatividade entre aprendizes e o conteúdo no ensino presencial e a distância. Alguns aplicativos são apresentados e a elaboração dos conceitos teóricos subjacentes à sua produção são explicitados. Os temas escolhidos para a produção dos aplicativos são, em geral, temas que, de acordo com as pesquisas em ensino de física e a prática docente do grupo, revelam-se de difícil abordagem e discussão conceitual nos diferentes níveis de ensino. Apresenta-se o conjunto de aplicativos finalizados e distribuídos publicamente, abordando temas de ótica geométrica, movimentos (conceitos de cinemática, discussão de movimentos diversos, mudanças de sistema de referência, princípio da relatividade), forças, oscilações e ondas e circuitos elétricos simples. Finalmente, discute-se seu uso em ambientes de aprendizagem de diversos níveis e as diferentes opções pedagógicas e metodológicas possíveis para seu uso nesses ambientes.
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