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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3215
COMO A INFORMAÇÃO TRANSITA NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO?
Silva, Louise Ramos da | Date Issued:
2009
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição atua
como prestador de serviços de saúde, com 185 colaboradores, divididos em áreas
técnica (Enfermagem, Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Microbiologia) e
administrativa, entre eles farmacêuticos bioquímicos, auxiliares de laboratório,
auxiliares de enfermagem, auxiliar geral, enfermeiro, técnico administrativo,
auxiliares administrativos e estagiários de ensino médio e universitários, donos de
saberes segregados, com competências e conhecimentos amplos e individuais,
partes de um sistema em constante movimento. A pesquisa visa identificar o
processo de disseminação da informação do Laboratório, para assim construir junto
com toda à equipe uma ferramenta que auxilie os funcionários no processo de
recuperação das mesmas aprimorando o atendimento ao usuário. O desafio da
pesquisa proposta será avaliar a maneira como a informação atinge os auxiliares de
enfermagem e auxiliares administrativos, “linha de frente” do Laboratório, e como
eles estão inseridos nesse processo a partir das necessidades expostas,
estimulando o trabalho cooperativo, a democratização, a universalização e a
eqüidade do acesso à informação no âmbito do Sistema Único de Saúde. O
Ministério da Saúde preconiza através da Política Nacional de Humanização (2008)
a valorização dos trabalhadores da área da saúde, a interação das equipes, usuários
e gestores superando a fragmentação dos saberes e práticas em saúde orientando
promoção de saúde baseado na experiência do dia a dia, promovendo vínculos
solidários, cooperativos e participação coletiva no processo de gestão. O presente
projeto propõe uma pesquisa com abordagem quantitativa na mensuração das
dúvidas dos usuários, e qualitativa no questionamento aos funcionários sobre a
disseminação da informação e na análise dos dados. De acordo com os objetivos, a
pesquisa será exploratória e quanto aos meios empregados será uma investigação
participante. A pesquisa será realizada em dois momentos, inicialmente será
aplicado um instrumento de coleta de dados para quantificar a demanda de
informações existentes através do número de ligações e do número de usuários que
se dirigem ao Laboratório procurando por respostas, o formulário será aplicado no
período de 30 dias, durante as 24 horas de atendimento do setor visando à
amostragem de todos os dias da semana e de todos os turnos de trabalho. A
segunda parte da pesquisa consiste na aplicação de um questionário, com questões
abertas e fechadas, aos auxiliares administrativos e auxiliares de enfermagem do
Laboratório com o intuito de avaliar o processo de disseminação das informações
técnicas no seu cotidiano de trabalho, no atendimento ao usuário e no domínio das
respostas.
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