Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3215
Title: Como a informação transita no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição?
Advisor: Fisch, Marco Antônio
Authors: Silva, Louise Ramos da
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição atua como prestador de serviços de saúde, com 185 colaboradores, divididos em áreas técnica (Enfermagem, Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Microbiologia) e administrativa, entre eles farmacêuticos bioquímicos, auxiliares de laboratório, auxiliares de enfermagem, auxiliar geral, enfermeiro, técnico administrativo, auxiliares administrativos e estagiários de ensino médio e universitários, donos de saberes segregados, com competências e conhecimentos amplos e individuais, partes de um sistema em constante movimento. A pesquisa visa identificar o processo de disseminação da informação do Laboratório, para assim construir junto com toda à equipe uma ferramenta que auxilie os funcionários no processo de recuperação das mesmas aprimorando o atendimento ao usuário. O desafio da pesquisa proposta será avaliar a maneira como a informação atinge os auxiliares de enfermagem e auxiliares administrativos, “linha de frente” do Laboratório, e como eles estão inseridos nesse processo a partir das necessidades expostas, estimulando o trabalho cooperativo, a democratização, a universalização e a eqüidade do acesso à informação no âmbito do Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde preconiza através da Política Nacional de Humanização (2008) a valorização dos trabalhadores da área da saúde, a interação das equipes, usuários e gestores superando a fragmentação dos saberes e práticas em saúde orientando promoção de saúde baseado na experiência do dia a dia, promovendo vínculos solidários, cooperativos e participação coletiva no processo de gestão. O presente projeto propõe uma pesquisa com abordagem quantitativa na mensuração das dúvidas dos usuários, e qualitativa no questionamento aos funcionários sobre a disseminação da informação e na análise dos dados. De acordo com os objetivos, a pesquisa será exploratória e quanto aos meios empregados será uma investigação participante. A pesquisa será realizada em dois momentos, inicialmente será aplicado um instrumento de coleta de dados para quantificar a demanda de informações existentes através do número de ligações e do número de usuários que se dirigem ao Laboratório procurando por respostas, o formulário será aplicado no período de 30 dias, durante as 24 horas de atendimento do setor visando à amostragem de todos os dias da semana e de todos os turnos de trabalho. A segunda parte da pesquisa consiste na aplicação de um questionário, com questões abertas e fechadas, aos auxiliares administrativos e auxiliares de enfermagem do Laboratório com o intuito de avaliar o processo de disseminação das informações técnicas no seu cotidiano de trabalho, no atendimento ao usuário e no domínio das respostas.
Issue Date: 2009
Citation: SILVA, Louise Ramos da. Como a informação transita no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição? 2009. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, RS, 2009.
Place of defense: Porto Alegre/RS
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde; Grupo Hospitalar Conceição
Program: Programa de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização ICTS - RS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Louise.pdf367.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.