Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32152
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
ILUSÕES VIRTUAIS: SOBRE O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA A EXPLORAÇÃO DE ILUSÕES DE ÓTICA EM UM MUSEU
Novas Tecnologias
Objeto de Aprendizagem
Ilusões de Ótica
Educação Não Formal
Alternative title
Virtual illusions: using learning objects for optical illusion exploration on a museumAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
No presente trabalho, exploramos as possibilidades de uso de objetos de aprendizagem em uma exposição interativa de um museu de ciências. Aliando práticas de educação não-formal a novas tecnologias de aprendizagem, construímos uma proposta de uso integrado de objetos de aprendizagem num roteiro interativo e não-linear dentro de um museu de ciências. Sugerimos que esses objetos, incorporados com frequência ao uso de novas tecnologias em sala de aula e a ambientes virtuais, como a Internet, podem ser adaptados e utilizados em contextos museais. Mais especificamente, apresentamos nossa experiência no desenvolvimento do projeto “Ilusões Virtuais” do Museu da Vida, centro interativo de ciência da Fiocruz. Nesse projeto, utilizamos ilusões como objetos de aprendizagem para integrar os ambientes interativos multidisciplinares de percepção e visão já existentes no circuito de visitação do Museu da Vida. A proposta político-pedagógica do museu é apresentada e os princípios de elaboração dos objetos são construídos a partir delas, priorizando a interatividade, a multidisciplinaridade e a contextualização sócio-histórica. Assim, buscamos uma interatividade de alto grau na manipulação e desconstrução das ilusões de ótica. As possibilidades de uso cooperativo desses objetos são apresentadas, levando em conta a necessidade de valorizar a exploração livre das ilusões de ótica. Por fim, apresentamos algumas telas de aplicativos já desenvolvidos, que trabalham ilusões como a de Ebbinghaus, de Müller-Lyer e os Discos de Benham, exemplificando os objetos desenvolvidos. Esse trabalho é parte do projeto de Iniciação Científica de dois estudantes de licenciatura em física – Juarez S. de Araújo e Eduardo O. R. de Souza – realizado no Museu da Vida.
Abstract
On this work, possibilities of the use of learning objects on an interactive exhibition of a science museum are explored. A proposal of integrated use of learning objects within an interactive and non-linear visit on a museum is formulated from non-formal education practices and learning technologies. Those objects that are common in classrooms and virtual environments can be adapted and used on museum contexts. The case of the project “Virtual illusions” of ’Museu da Vida’ – Museum of Life is presented, an implementation of learning objects within the framework of museum. On this project, virtual optical illusions are being developed as learning objects in order to integrate the interactive multidisciplinary modulus of perception and sight that already exists in the museum. The political-pedagogical project of the museum is presented so the design principles of the objects are build upon them, emphasizing the interactivity, multidisciplinarity and social-historical context. That way, a high level of interactivity is aimed allowing for the deconstruction of the optical illusions. Possibilities of cooperative use of the applications are investigated, considering the need of a free exploration of the optical illusions. Furthermore, some screenshots are presented of the already developed applets (Ebbinghaus illusion, Müller-Lyer illusion and Benham discs). This work is part of a Junior Researcher fellowship from two students of physics (Juarez S. de Araújo e Eduardo O. R. de Souza) within the ‘Museu da Vida’ - Museum of Life.
Keywords in Portuguese
museus de ciênciaNovas Tecnologias
Objeto de Aprendizagem
Ilusões de Ótica
Educação Não Formal
Share