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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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ESTUDO DA MORBIDADE HOSPITALAR POR ACIDENTES DE MOTO NO AGRESTE MERIDIONAL NOS ANOS 2011 E 2012
Acidentes de Trânsito
Motocicletas
Perfil de Saúde
Fatores Epidemiológicos
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Fatores Socioeconômicos
Registros Médicos
Causas Externas
Hospitais de Emergência
Zona Árida
Gravidade do Paciente
Brasil
Fidelis, Fernando Antonio Pedrosa | Date Issued:
2014
Alternative title
Study of hospital morbidity motorcycle accidents in the southern wild in the years 2011 and 2012Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Estudo da Morbidade hospitalar de Emergência motivados por acidentes
envolvendo motocicletas, oportuniza o planejamento e execução de ações de saúde,
subsidiando também as necessidades para a pratica profissional. O objetivo principal
é analisar a Morbidade, através do perfil de saúde, referentes as vitimas de
Acidentes por Motocicleta, na demanda do Hospital Dom Moura, de referencia em
Garanhuns, sede da V Região de Saúde de Pernambuco para traumas. Trata-se de
um estudo de abordagem quantitativa do tipo transversal, avaliando a morbidade e
os fatores associados aos motociclistas. O estudo foi realizado em Unidade
Sentinela (USIATT), onde a coleta foi realizada através do Registro das vitimas e
registrados no Núcleo de Epidemiologia e do Arquivo Medico (SAME), durante os
anos de 2011 a 2012. As variáveis, relativas aos dados dos acidentes de moto e
suas circunstancias, para o perfil de saúde foi a USIATT e SAME, para a Morbidade
foi a Ficha de Atendimento de Urgência (FAU) e para a gravidade foram a FAU e o
Laudo da Autorização de Internação Hospitalar. Foram criados dois bancos de
dados, sendo um da morbidade e gravidade e o outro do perfil que foram digitados e
tabulados no programa Epiinfo (versão 3.5.4). A analise dos dados foi realizada com
a utilização do pacote estatístico e por linkage manual. Os principais achados foram
os seguintes: aumento de acidentes de moto em 65%, os meses freqüentes foram
de janeiro a abril, redução do numero de atendimentos sem terapia informada e com
aumento de atendimentos com terapia e observação, além do numero de
internamentos e transferências ocorridos nos fins de semana, onde o sexo
masculino predomina com aumento do tipo de vitima independente de ser
passageiro adequado ou inadequado, e o tipo do acidente refere-se a
tombamento/capotamento ocorridos na zona rural, onde aumenta entre os
adolescentes e que os fatores de risco foram o uso do celular, da bebida alcoólica e
os de proteção foram o uso do capacete e da habilitação. Esse estudo demonstra
que vivemos numa epidemia silenciosa, onde a morbidade por acidentes de transito
são pouco estudados, mas a partir da implantação dos sistemas de vigilância
epidemiológica das unidades sentinelas, melhorou significativamente em
Pernambuco assim como as demais regiões de saúde do nosso estado.
Abstract
The Study of Morbidity hospital Emergency motivated by motorcycle accidents,
favors the planning and execution of programs in health, also subsidizing the needs
for professional practice. The main objective is to analyze the morbidity through
health profile, concerning the accident victims by Motorcycle in demand Dom Moura
Hospital, reference in Garanhuns, headquarters of V Pernambuco Health Region to
trauma. This is a study of cross-sectional quantitative approach, evaluating morbidity
and factors associated with motorcyclists. The study was conducted in Sentinel Unit
(USIATT), where the samples were collected through the registration of victims and
registered in Epidemiology Center and the Medical Files (SAME), during the years
2011 to 2012. The variables relating to data motorcycle accidents and their
circumstances, for the health profile was USIATT and SAME, for Morbidity was the
Urgent Care Sheet (FAU) and gravity were the FAU and the Report of Hospital
Admission Authorization. Two databases were created, one of the morbidity and
severity and the other profile that were entered and tabulated in Epiinfo software
(version 3.5.4). The analysis of data was performed using the statistical package and
manual linkage. The main findings were as follows: motorcycle accidents increased
by 65%, frequent months were January-April, reducing the number of calls without
informed therapy and increase calls therapy and observation, beyond the admissions
number and transfers occurred in the week where the male purposes predominates
with increased type of independent victim be appropriate or inappropriate passenger,
and the type of accident refers to tipping / rollover occurred in the countryside, where
increases among adolescents and that risk factors were using mobile, alcoholic
beverage and protection were a helmet and driver. This study demonstrates that we
live in a silent epidemic, where morbidity due to car accidents are poorly studied, but
since the implementation of epidemiological surveillance systems of sentinel units,
significantly improved in Pernambuco as well as other health regions of our state.
DeCS
MorbidadeAcidentes de Trânsito
Motocicletas
Perfil de Saúde
Fatores Epidemiológicos
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Fatores Socioeconômicos
Registros Médicos
Causas Externas
Hospitais de Emergência
Zona Árida
Gravidade do Paciente
Brasil
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