Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32198
FIOCRUZ NO AR - TUBERCULOSE 01: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Maya Sangawa, jornalista autônoma, convidada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação para colaborar na produção de cinco áudios (podcast) da série Fiocruz no Ar: 1. Infecção Hospitalar; 2. Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento; 3. Tuberculose 02 - Tuberculose resistente; 4. Uso correto do antibiótico e 5. Os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica (Projeto VPEIC 004-Fio-17-2-54-39).
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde | Date Issued:
2019
Organizer
Abstract in Portuguese
Se você apresenta tosse seca por mais de três semanas, febre ao final da tarde, suor noturno, emagrecimento e muito cansaço, cuidado! Pode ser tuberculose! A doença, considerada uma das mais perigosas no mundo, atinge cerca de 30 pessoas por dia e chega a matar, diariamente 4.500 pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS. Para alertar a população sobre os riscos da tuberculose, a OMS e a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares estabeleceram 24 de março como Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Neste dia, em 1882, o dr. Roberto Koch conseguiu identificar a bactéria causadora da doença – bacilo de Koch – abrindo o caminho para o diagnóstico e a cura a doença. Para alertar a população sobre o tema, o projeto Fiocruz no Ar produziu dois podcasts sobre a tuberculose, com a participação da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Theolis Bessa, e da médica pneumologista Maria do Carmo Corbaxo. Antibióticos e tuberculose Um dos problemas encontrados no tratamento da tuberculose em todo o mundo é a resistência bacteriana, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a uma resistência maior do organismo aos medicamentos que combatem à doença. Em 2017, 82% das pessoas com tuberculose apresentavam resistência aos antibióticos comumente usados para tratar a doença, segundo dados da OMS.
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz
Citation
FIOCRUZ NO AR - Tuberculose 01: diagnóstico e tratamento. [Locução de]: Maya Sangawa. Rio de Janeiro: Fiocruz no Ar, 19 mar. 2019. Podcast.Notes
O Projeto Fiocruz no Ar produz podcasts para serem distribuídos para rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 118 anos da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, do Ministério da Saúde. A distribuição do material também é feita pelo Whatsapp, para que a informação chegue a um maior número de pessoas. Ficha Técnica Fiocruz - Projeto Fiocruz no Ar - Tuberculose - Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/Ministério da Saúde Coordenadoras: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz) e Maya Sangawa Consultoras técnicas: Ana Paula Assef (Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar, do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz) e Theolis Bessa – Fiocruz/BA. Resistência Microbiana – TUBERCULOSE 01 – Duração: 3m07s Reportagem, Produção e Locução: Maya Sangawa Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas) Trilha sonora da vinheta: "Life of Riley", by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | creativecommons.org/licenses/by/3.0/ Trilha sonora geral: “Easy Lemon" by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under CC By (creativecommons.org/licenses/by/4.0/) "Midsummer Sky", by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed: CC By (creativecommons.org/licenses/by/4.0/) SoundCloud Fiocruz no Ar: @user-881543515Maya Sangawa, jornalista autônoma, convidada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação para colaborar na produção de cinco áudios (podcast) da série Fiocruz no Ar: 1. Infecção Hospitalar; 2. Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento; 3. Tuberculose 02 - Tuberculose resistente; 4. Uso correto do antibiótico e 5. Os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica (Projeto VPEIC 004-Fio-17-2-54-39).
Share