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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32643
“AGORA É GUERRA”: A PRESENÇA DO DISCURSO MOBILIZADOR EM CAMPANHAS DE CONTROLE DA DENGUE
“Declarada la guerra”: la presencia del discurso movilizador en campañas de control del dengue
Dengue
Mobilização social
Campanhas publicitárias
Comunicação pública
Análise do discurso
Dengue fever
Social mobilization
Advertising campaigns
Public communication
Discourse analysis
Alternative title
“Let’s go to war”: the presence of the mobilizing discourse on dengue control campaigns“Declarada la guerra”: la presencia del discurso movilizador en campañas de control del dengue
Affilliation
Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisasobre as campanhas publicitárias da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) veiculadas na televisão para controle da dengue, observando de que maneira a ideia de mobilização foi utilizada como estratégia discursiva. As peças foram estudadas a partir da perspectiva da nova análise do discurso proposta por Charaudeau, que concebe os discursos como resultantes de uma articulação de mão dupla entre os planos situacional e linguístico. Neste artigo, analisamos dois dos filmes publicitários veiculados nos anos 2010 e 2014, integrantes das campanhas ‘Agora é Guerra – Todos contra Dengue’ e ‘Dengue – Ou a gente acaba com Ela ou Ela acaba com a gente’. Investigamos e questionamos tanto o discurso mobilizador adotado, que traz referências visuais, textuais e sonoras que remetem a uma guerra contra um inimigo comum, quanto as representações hegemônicas de gênero nas campanhas.
Abstract
The aim of this article is to present results of a research on advertising campaigns by the Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES-MG (Minas Gerais Department of Health) that were broadcast on television to control dengue fever, observing how the idea of mobilization was used as a discursive strategy. The pictures were studied from the perspective of the new discourse analysis proposed by Charaudeau, who conceives the discourses as resulting from a two-way articulation between the situational and linguistic aspects. In this article, we analyze two films broadcast on TV by the years 2010 and 2014, which are constituent parts of the campaigns “Agora é Guerra – Todos contra Dengue” (Let’s go to war - everybody against the dengue fever) and “Dengue – Ou a gente acaba com Ela ou Ela acaba com a gente” (Dengue fever - either we annihilate It or It annihilate us). We investigate and question the mobilizing discourse adopted, which brings visual, textual and sonorous references sending people to a war against a common enemy, as well as the hegemonic representations of gender on the campaigns.
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El objetivo de este artículo es presentar resultados de una investigación sobre las campañas publicitarias de la Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (Ministerio de Salud de la Provinicia de Minas Gerais) que fueron transmitidas en la televisión para controlar la dengue, observando de qué manera la idea de movilización fue utilizada como estrategia discursiva. Las imágenes fueron estudiadas desde la perspectiva del nuevo análisis del discurso propuesto por Charaudeau, que concibe los discursos como resultantes de una articulación de circulación en los dos sentidos entre los planos situacional y lingüístico. Analizamos dos vídeos publicitarios transmitidos en los años 2010 y 2014, integrantes de las campañas “Agora é Guerra – Todos contra Dengue” (Declarada la guerra - todos contra el dengue) y “Dengue – Ou a gente acaba com Ela ou Ela acaba com a gente” (Dengue - O la gente acaba con Ello o Ello acaba con la gente). Investigamos y cuestionamos tanto el discurso adoptado para movilizar, que trae referencias visuales, textuales y sonoras que remiten a una guerra contra un enemigo común, como las representaciones en que quedó clara la hegemonia de género en las campañas.
Keywords in Portuguese
Comunicação e saúdeDengue
Mobilização social
Campanhas publicitárias
Comunicação pública
Análise do discurso
Keywords
Communication and healthDengue fever
Social mobilization
Advertising campaigns
Public communication
Discourse analysis
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