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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33033
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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ILUSÕES VIRTUAIS: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM MULTIMÍDIA PARA MUSEUS
Avaliação
Multimídia
Objetos de aprendizagem
Museu de Ciência
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil..
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil..
Abstract in Portuguese
Museus de ciência promovem a educação não-formal junto a seus visitantes com o intuito de se diferenciar, trazer a educação para a vida da sociedade de forma diferente da qual estão acostumadas, promover a cidadania e inclusão social. Dentre vários recursos, os multimídias são alguns dos objetos que o Museu da
Vida/COC/Fiocruz no Rio de Janeiro/Brasil utiliza na tentativa de concretizar essa aproximação entre seu público e a ciência. Esses materiais são produzidos para que pessoas de qualquer faixa etária ou classe social possa desfrutar das novas tecnologias estimulando uma participação ativa do visitante.
Este trabalho tem como objetivo explorar as possibilidades de uso de objetos de aprendizagem em uma exposição interativa de um museu de ciências. Apresentamos os princípios de desenvolvimento de um multimídia nesse contexto, sua mediação e sua avaliação junto ao público. Dentro da proposta político-pedagógica do museu, priorizamos a interatividade, a multidisciplinaridade e a contextualização sócio-histórica. Por ter sido desenvolvido a partir da noção de “objetos de aprendizagem”, o mesmo possa ser aproveitado em diferentes contextos: como parte de exposições, em oficinas, em ambientes virtuais na internet, como material de suporte na escola, e mesmo como um multimídia individual.
O multimídia que será apresentado chama-se “Ilusões Virtuais” que trabalha o processo de construção e desconstrução de ilusões de ótica. As ilusões de ótica são situações em que os estímulos são percebidos de forma diferente ao que são na realidade, é uma confusão dos sentidos. Com isso, o usuário é colocado na perspectiva de questionar o processo de percepção visual como fonte de realidade, além de iluminar o próprio processo de percepção visual e formação mental da imagem.
Vamos apresentar, também, a avaliação do multimídia realizada junto ao público. O objetivo da pesquisa realizada foi verificar se os objetivos pedagógicos foram alcançados e se os princípios de desenvolvimento foram respeitados. Além disso, a pesquisa foi fundamental para verificar reformulações necessárias no desenho original, para que o produto possa ser aperfeiçoado. O protocolo de avaliação utilizado levou em conta diferentes mecanismos, que contribuem com a veracidade dos resultados, como questionários fechados e observações de campo. A pesquisa de campo foi realizada tanto no Museu da Vida no Rio de Janeiro, como em diferentes municípios do interior do estado através da sua ação itinerante, o “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaAvaliação
Multimídia
Objetos de aprendizagem
Museu de Ciência
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