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dc.contributor.advisorMedeiros, Kátia Rejane de
dc.contributor.authorBezerra, Merielly Mariano
dc.date.accessioned2019-06-03T13:53:45Z
dc.date.available2019-06-03T13:53:45Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationBEZERRA, Merielly Mariano. Trabalho e educação na estratégia de saúde da família de Pernambuco: análise a partir do segundo ciclo do PMAQ-AB. 2017. 136f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2017.
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33320
dc.description.abstractA Estratégia Saúde da Família (ESF) é prioritária na organização da Atenção Primária à Saúde. Este estudo objetivou analisar as características do trabalho e da educação desenvolvidas na ESF dos municípios de Pernambuco a partir das subdimensões propostas para avaliação externa do PMAQ-AB. Realizou-se um estudo descritivo-exploratório, com recorte transversal e abordagem quantitativa em Pernambuco no ano de 2014. Os dados quantitativos foram coletados no banco de dados secundário do PMAQ-AB, referentes ao seu segundo ciclo, com uma amostra de 1.834 trabalhadores de nível superior das equipes de Saúde da Família e analisados através da estatística descritiva e inferencial. Constatou-se que o PMAQ-AB apresenta aproximação e coerência com aspectos da precarização do trabalho e valorização do trabalhador, uma concepção estreita de Educação Permanente em Saúde (EPS), mas com potencialidades de análise sobre estas ações contemplarem as demandas e necessidades das equipes e retratar a integração ensino-serviço como um padrão de qualidade. O perfil dos trabalhadores de nível superior da ESF aponta aspectos comuns aos de outros municípios brasileiros, porém com particularidades em relação aos estratos populacionais e categorias profissionais. Prevalece a inserção no trabalho através de contratos temporários (48,4%) e a indicação é a principal forma de ingresso dos trabalhadores na ESF (36,2%). Apesar de 89,4% dos entrevistados referirem participar das ações de EPS ofertadas pela gestão municipal, 36,7% responderam que estas ações “contemplam razoavelmente” ou “contemplam pouco”. O cenário de precarização do trabalho e de fragmentação da educação na ESF de Pernambuco apontam a necessidade de proposição de políticas públicas para a área, que precisam considerar as situações comuns apresentadas nos municípios, em particular nos de menor porte populacional.
dc.language.isopor
dc.rightsrestricted access
dc.subject.otherDescentralização
dc.subject.otherGestão em saúde
dc.subject.otherRecursos humanos em saúde
dc.subject.otherEstratégia de Saúde da Família
dc.titleTrabalho e educação na estratégia de saúde da família de Pernambuco: análise a partir do segundo ciclo do PMAQ-AB
dc.title.alternativeWork and education in the family health strategy of Pernambuco: analysis from the second cycle of PMAQ-AB
dc.typeDissertation
dc.degree.date2017-12-18
dc.degree.grantorFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães.
dc.degree.levelMestrado Profissional
dc.degree.localRecife/PE
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública
dc.description.abstractenThe Family Health Strategy (FHS) is a priority in the organization of Primary Health Care. This study aimed to analyze the characteristics of work and training developed at the FHS of the cities of Pernambuco from the subdimensions proposed for external evaluation of PMAQAB. A descriptive-exploratory study was performed, with a cross-sectional cut and a quantitative approach in Pernambuco in the year 2014. The quantitative data were collected through the secondary database of the PMAQ-AB, referring to its second cycle, with a sample from 1.834 graduate workers of the Family Health teams and analyzed through descriptive and inferential statistics. It was verified that the PMAQ-AB presents an approximation and coherence with aspects of the precariousness of work and valorization of the worker, a narrow idea of Health Permanent Education (HPE), but with potentialities of analysis about these actions to contemplate the demands and needs of the teams and portray the teaching-service integration as a quality standard. The profile of the graduate workers of the FHS points common aspects with another brazilian cities, yet particularities about the population strata and professional categories. Prevails the insertion in the work through temporary contracts (48,4%) and the appointment is the main way of entry of workers into the FHS (36,2%). Although 89,4% of interviewees reported participating in actions of HPE offered by city management, 36,7% answered that these actions “reasonably contemplate” or “contemplate a bit”. The scene of precariousness of work and the fragmentation of training in the FHS of Pernambuco point the need of proposition of public policies for the area, which need to consider the common situations presented in the cities, especially those of smaller population.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
dc.subject.enDecentralization
dc.subject.enHealth Management
dc.subject.enHealth Manpower
dc.subject.enFamily Health Strategy
dc.contributor.memberMedeiros, Kátia Rejane de
dc.contributor.memberAlbuquerque, Paulette Cavalcanti de
dc.contributor.memberSousa, Fabiana de Oliveira Silva
dc.subject.decsEstratégia Saúde da Família
dc.subject.decsAvaliação em Saúde
dc.subject.decsEducação em Saúde
dc.subject.decsTrabalho
dc.subject.decsGestão em Saúde
dc.subject.decsAvaliação de Programas e Projetos de Saúde
dc.subject.decsBrasil
dc.subject.decsSistema Único de Saúde
dc.subject.decsPlanos e Programas de Saúde
dc.subject.decsProgramas Governamentais
dc.subject.decsPessoal de Saúde
dc.subject.decsEstudos Transversais
Appears in Collections:PE - IAM - PPGSP - Dissertações de Mestrado

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