Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33461
Title: Fiocruz no Ar: os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica [Audio podcast]
Authors: Portela, Graça
Sangawa, Maya
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Sem Afiliação.
Abstract: Segundo dados da Organização Mundial de Saúde(OMS), o Brasil ocupa a 17ª posição entre 65 países pesquisados em relação ao número de doses de antibióticos consumidas. A situação é preocupante pois, segundo especialistas, revela o alto consumo derivado de prescrições inadequadas e a automedicação que favorecem o surgimento de bactérias multirresistentes – as chamadas superbactérias, que podem levar a morte. Em 2018, o Brasil passou a integrar o Sistema Mundial de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos, da OMS, que visa a coleta de dados dos países para que se tenha uma visão completa das tendências e padrões de consumo de antibióticos. Desde 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) controla, por meio da Resolução RDC 44, a venda de antibióticos, que só pode ser feita mediante receita médica, justamente para “minimizar a elevação da resistência bacteriana no país”. Para alertar a população, o projeto Fiocruz no Ar traz o podcast “Antibiótico sem receita – os riscos”, abordando o consumo de antibióticos sem receita médica ou como automedicação. A pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz, Ana Paula Assef, explica os riscos deste consumo inadequado.
DeCS: Antibacterianos
Anti-Infecciosos
Farmacorresistência Bacteriana
Automedicação
Issue Date: 2019
Publisher: Graça Portela
Maya Sangawa
Citation: FIOCRUZ no Ar: os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica [Audio podcast]. Coordenadora: Graça Portela; Reportagem, Produção e Locução: Maya Sangawa; Consultora técnica: Ana Paula Assef. Rio de Janeiro: NO3 Produções Artísticas, 2019. 1 MP3 (2min45s).
Description: Maya Sangawa, jornalista autônoma, convidada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação para colaborar na produção de cinco áudios (podcast) da série Fiocruz no Ar: 1. Infecção Hospitalar; 2. Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento; 3. Tuberculose 02 - Tuberculose resistente; 4. Uso correto do antibiótico e 5. Os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica (Projeto VPEIC 004-Fio-17-2-54-39)
DOI: https://soundcloud.com/user-881543515/fiocruz-antibiotico-sem-receita-os-riscos
Copyright: open access
keywords: Antibióticos
Super Bactérias
Resistência à Antibióticos
Divulgação Científica
Automedicação
REA
Educational goal: Prover saberes sobre os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica e como a automedicação de antibióticos pode dar origem às bactérias resistentes ao medicamento e gerar as superbactérias.
Appears in Collections:ICICT - REA - Áudio
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FIOCRUZ_ANTIBIOTICO_SEM_RECEITA_OS RISCOS.mp35.16 MBaudio/basicView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.