Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33463
Title: Ciência, saúde e educação: o legado de Virgínia Schall
Organizer: Monteiro, Simone
Pimenta, Denise Nacif
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract: Para todos aqueles que a conheceram e tiveram o privilégio de conviver com Virgínia Schall, a presente obra é uma ocasião a mais para homenagear essa formidável mulher de tantos talentos e encantamentos. Quem não a conheceu pessoalmente encontrará nestas páginas ideias, conceitos, argumentos, princípios e valores com os quais Virgínia atuou em múltiplos campos: saúde pública, biologia e controle de vetores, literatura infanto juvenil, divulgação científica, jogos e recursos educativos, entre tantos outros. Impossível falar de educação em saúde no Brasil sem mencionar o nome de Virgínia Schall. As autoras e os autores deste livro enfrentaram com êxito o desafio de selecionar vinte entre a mais de uma centena de textos que compõem a obra acadêmica escrita de Virgínia Schall. Neste volume, os vinte textos estão distribuídos em três partes temáticas, cada uma delas iniciada por um capítulo em que se descreve e analisa o percurso profissional e a produção acadêmica da pesquisadora na área em questão, ao qual se seguem estudos que exemplificam suas ideias e pesquisas relacionadas ao tema. Essa dinâmica permite ao leitor tanto uma primeira aproximação com a diversificada e importante obra da pesquisadora quanto uma (re)visita analítica a seus trabalhos de pesquisa. Com o presente volume, uma das características mais importantes da pesquisadora e de sua obra aparece de forma muito clara: a profunda integração, coerência e diálogo que os trabalhos de Virgínia estabelecem uns com os outros, o que demonstra sua visão de conjunto, seu extremo respeito e admiração pelo ser humano e a importância que ela atribuía ao conhecimento, à autonomia e à afetividade dos sujeitos e grupos. Virgínia acreditou, vivenciou e contribuiu para que outros experimentassem e aprendessem uma importante recomendação do filósofo e escritor Miguel de Unamuno (1864-1936): “hay que sentir el pensamiento y pensar el sentimiento”. O leitor encontrará nestas páginas elementos para pensar, sentir, conhecer, rememorar ou prestar tributo à competência, criatividade, atenção, sensibilidade e delicadeza de Virgínia.
keywords: Educação em saúde
Pesquisa
Inovação
Promoção da saúde
Esquistossomose - prevenção e controle
Virgínia Torres Schall
DeCS: Educação em saúde
Esquistossomose
Issue Date: 2018
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz
Citation: MONTEIRO, Simone; PIMENTA, Denise Nacif (Org.). Ciência, saúde e educação: o legado de Virgínia Schall. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018. 469 p.
Description: Este livro foi produzido e impresso com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Chamada Universal MCTI/CNPq n. 01/2016, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – MEMÓRIAS BRASILEIRAS: BIOGRAFIAS, Edital n. 13/2015, e da Fundação Oswaldo Cruz.
ISBN: 978-85-8110-043-2
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - Livros Publicados
IOC - Livros Publicados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denise_Nacif_et_al_IRR_2018.pdf6.67 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.