Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33734
Title: Sexualidade e AIDS no cotidiano escolar: o que dizem os adolescentes?
Authors: Santos, Adriana Kelly
Carla Nascimento
Fatima Cristina Troyack Furtado
Iaralyz Fernandes Farias
Mário Sérgio M. Souza
Monteiro, Simone
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O recurso educacional aberto, um e-book, apresenta os resultados da pesquisa "Jogo de imagens: sexualidade, saúde e Aids sob o olhar de adolescentes do ensino médio do Estado do Rio de Janeiro", financiada pela Faperj (E_28/2014) e busca: contribuir para a produção de conhecimento no ensino em saúde, especificamente, sobre a temática sexualidade e Aids; subsidiar a problematização dos aspectos socioculturais relacionados ao tema; descrever as ferramentas metodológicas adotadas no processo de produção de um jogo de imagens sobre sexualidade, saúde e Aids junto a adolescentes do ensino médio do curso de formação de professores das séries iniciais (antigo magistério) de uma escola da rede de educação do Estado do Rio de Janeiro; estimular alunos e professores do ensino médio para o uso de abordagens comunicativas e participativas no debate sobre sexualidade e Aids no contexto escolar; incentivar a popularização da ciência junto a alunos da rede pública de educação por meio da divulgação dos dados da pesquisa no formato de REA.
DeCS: Sorodiagnóstico da AIDS
Infecções por HIV
Saúde do Estudante
Saúde do Adolescente
Issue Date: 2019
Citation: SANTOS, Adriana Kelly. Sexualidade e AIDS no cotidiano escolar: o que dizem os adolescentes? Rio de Janeiro: Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, 2019. 153 p.
Copyright: restricted access
keywords: REA
Educational goal: Identificar as representações e os pré-construídos que adolescentes apresentam sobre as inter-relações entre sexualidade, saúde e Aids; Aplicar o mapa conceitual dinâmico como ferramenta de aprendizagem sobre os temas investigados; Levantar temas geradores para a problematização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula e/ou discussões entre grupos; Elaborar dinâmicas que busquem o uso de diferentes abordagens comunicativas no ensino sobre o tema; Aprender conceitos e definições sobre sexualidade, identidades de gênero, Aids (o que é, transmissão, tratamento, dimensões socioculturais); Criar recursos educacionais interativos e informativos para o uso no ensino em saúde nas escolas de ensino médio.
Appears in Collections:Presidência Fiocruz - REA - Material Multimídia
IOC - REA - Material Multimídia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20190628-eBook-FINAL-novo.pdf15.9 MBAdobe PDF    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.