Advisor | Gondim, Grácia Maria de Miranda | |
Author | Silva, Rosângela Queiroz de Lima da | |
Access date | 2019-07-02T21:10:02Z | |
Available date | 2019-07-02T21:10:02Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SILVA, Rosângela Queiroz de Lima da. Formação técnica de nível médio em saúde bucal na forma concomitante à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Técnica do SUS-Acre. 2019, 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33785 | |
Abstract in Portuguese | No Brasil, desde final do século XIX, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EP) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm sido desenvolvidas por diferentes instituições de ensino, da sociedade civil e do estado, com orientações político-educacionais e estratégias didático-pedagógicas consonante aos modelos de desenvolvimento social e econômico e as concepções de educação de cada época. Ora conformadas como ação assistencialista para responder às demandas das classes dominantes, ora como ações educativas focal para atender à produção e ao consumo. No que tange a Saúde Bucal (SB), ao longo da formação histórico-cultural brasileira foi, até a década de 1970, negligenciada pelo Estado, embora houvesse desde os anos 60 na estrutura administrativa o serviço nacional de fiscalização da odontologia e incipientes ações de fluoretação da água de abastecimento público. Até então o país se caracterizava como desdentado e a população com graves problemas de SB. Essa problemática subsidiou o desenvolvimento da dissertação que buscou responder a um conjunto de questões colocadas como desafios para formação técnica de nível médio em SB desenvolvida pela ETSUS-Acre. O objetivo foi analisar a implantação da formação técnica de nível médio em SB na forma concomitante a EJA oferecida pela ETSUS/Acre. Para tanto, foi necessário descrever as condições iniciais e as repercussões políticas, operacionais e pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem; mapear a formação e qualificação dos docentes que atuaram na formação técnica e no ensino médio/ EJA e registrar as potencialidades e fragilidades identificadas no desenvolvimento do processo formativo. Com isso, articulou, sistematicamente, a formação técnica em SB e o ensino médio/EJA para compreender o processo de ensino-aprendizagem e a instrumentalização de jovens e adultos para a vida profissional e social por meio de processos formativos significativos. A metodologia teve abordagem qualitativa descritiva e delineamento o estudo de caso. Foi realizada análise de documentos (Diretrizes Curriculares Nacional para área da Saúde e Ambiente, Política Nacional de Saúde Bucal, Projeto Político Pedagógico da ETSUS-ACRE e Plano de Curso) para compreensão do contexto político-institucional e educacional, e a definição de categorias de análise. Foram aplicados questionários com perguntas abertas a informantes-chaves (14 sujeitos - 06 estudantes, 02 coordenadores da equipe pedagógica da EJA e da EP, e 06 professores, 02 da EP e 04 da EJA) para compreensão do processo formativo. As respostas dos sujeitos foram organizadas por meio da análise de conteúdo, cujos núcleos de sentidos desvelaram como aspectos favoráveis: o pioneirismo do Acre na oferta de curso técnico em SB na modalidade EJA, com qualidade e com compromisso da gestão estadual e das instituições escolares envolvidas, e a conformidade e adequação de elementos curriculares como carga horária e duração; conteúdo programático; material didático; estágio supervisionado e metodologia aplicada. Como aspectos desfavoráveis identificam: a histórica dicotomia entre ensino médio e educação profissional, com lacunas na integração teoria e prática, deixando ao estudante a tarefa de realizá-la em seu cotidiano, e a pouca absorção dessa força de trabalho no mercado de trabalho em saúde, em especial na ABS, suscitando novas pesquisas que avaliem essa dimensão técnica do cuidado em SB no Acre. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Bucal | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação Técnica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Políticas Públicas | pt_BR |
Title | Formação técnica de nível médio em saúde bucal na forma concomitante à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Técnica do SUS-Acre | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019-02-25 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Co-Advisor | Cunha, Elenice Machado da | |
Abstract | In Brazil, since the end of the 19th century, Technical Higher Education (PE) and Youth and Adult Education (EJA) have been developed by different educational institutions, civil society and the state, with political and educational orientations and didactic-pedagogical strategies consonant to the models of social and economic development and the education conceptions of each period. Now conformed as assistencialist action to respond to the demands of the dominant classes, now as educational actions to attend to production and consumption. In relation to Oral Health (OH), throughout the Brazilian historical and cultural formation, it was neglected by the State until the 1970s, although there has been since the 1960s in the administrative structure the national dental inspection service and incipient fluoridation of public water supply. Until then the country was characterized as toothless and the population with serious Oral Health problems. This problem headed the development of the dissertation that sought to respond to a set of questions posed as challenges for technical training at OH level developed by ETSUS-Acre. The objective was to analyze the implementation of the technical training of secondary level in OH in the concomitan formt with the EJA offered by ETSUS / Acre. For that, it was necessary to describe the initial conditions and the political, operational and pedagogical repercussions of the teaching-learning process; to map the training and qualification of the teachers who worked in the technical and high school education/ EJA and to register the potentialities and weaknesses identified in the development of the training process. With this, the technical training in SB and the secondary education / EJA was sitematically articulated to understand the teaching-learning process and the instrumentalization of young people and adults for professional and social life through significant training processes. The methodology had a qualitative descriptive approach and delimitation by case study. Document analysis (National Curriculum Guidelines for Health and Environment, National Oral Health Policy, ETSUS-ACRE Educational Policy Project and Course Plan) was carried out to understand the political-institutional and educational context, and the definition of categories of analyze. Questionnaires with open questions were applied to key informants (14 subjects - 06 students, 02 coordinators of the EJA and EP pedagogical team, and 06 teachers, 02 from the EP and 04 from the EJA) to understand the training process. The answers of the subjects were organized through content analysis, whose core of senses revealed as favorable aspects: the Acre pioneerism in the offer of technical course in OH in the EJA modality, with quality and commitment of state management and school institutions involved, and the conformity and adequacy of curricular elements such as time and duration; program content; courseware; supervised internship and applied methodology. As unfavorable aspects identify: the historical dichotomy between high school and Professional education, with gaps in the integration theory and practice, leaving the student the task of performing it in their daily lives, and the little absorption of this workforce in the health workforce, especially in ABS, provoking new researches that evaluate this technical dimension of OH care in Acre. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
Subject | Professional Education | pt_BR |
Subject | Oral Health | pt_BR |
Subject | Technical Graduation | pt_BR |
Subject | Public Policy | pt_BR |
Member of the board | Gondim, Grácia Maria de Miranda | |
Member of the board | Cunha, Elenice Machado da | |
Member of the board | Silva, Andréa Neiva da | |
Member of the board | Monken, Maurício | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Capacitação Profissional | pt_BR |
DeCS | Saúde Bucal | pt_BR |
DeCS | Política Pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |