Author | Lopes, Keila Cássia Santos de Araújo | |
Author | Lopes, Paulo Rogério | |
Access date | 2019-07-15T12:06:47Z | |
Available date | 2019-07-15T12:06:47Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | LOPES, Keila Cássia Santos de Araújo; LOPES, Paulo Rogério. Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música. Revista Fitos, Rio de Janeiro, v. 13, suplemento, p. 59-69, jul. 2019. | en_US |
ISSN | 2461-4775 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34049 | |
Description | A Revista Fitos é um periódico científico interdisciplinar, em acesso aberto, sem custos para autores e de difusão gratuita, com publicação em fluxo contínuo, organizado, gerenciado e editado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz. Tendo a inovação em Biodiversidade e Saúde como escopo, o periódico publica artigos científicos inéditos e originais abordando a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em Biodiversidade e Saúde e as inter-relações entre suas diversas dimensões. Os manuscritos deverão ser redigidos em português, inglês ou espanhol, do tipo: artigo de pesquisa, artigo de revisão, relato de experiência, comunicação breve, ensaio, perspectiva, resenha, carta e monografia de espécies da biodiversidade brasileira. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. Link da revista: https://periodicos.fiocruz.br/pt-br/revista-fitos | pt_BR |
Abstract in Portuguese | O artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas, dinâmicas e métodos dialógicos de construção do saber geográfico e agroecológico, desenvolvidas com estudantes de duas turmas do curso de Edificações, ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, dentro do contexto do componente de geografia e com a temática espaço agrário. A experiência consistiu na formação de roda de conversa, audição e canto da música “Assim ninguém chora mais”, de José Pinto, diálogos e reflexões acerca da música popular com o auxílio de perguntas geradoras, aprofundamento teórico-prático sobre a questão fundiária brasileira, trazendo exemplos práticos da luta dos trabalhadores rurais sem-terra, trabalho em grupo para interpretação das estrofes da letra da música e construção de painéis artísticos interpretativos por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras manifestações artísticas. Os painéis artísticos interpretativos foram construídos pelos grupos de educandos, e posteriormente, expostos e apresentados durante eventos que ocorreram no Instituto Federal. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Farmanguinhos. Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde. | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Agroecologia | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino de Geografia | en_US |
Subject in Portuguese | Metodologias Participativas | en_US |
Title | Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.17648/2446-4775.2019.777 | |
Abstract | The objective of this article is to present pedagogical practices, dynamics and dialogic methods for the construction of geographic and agroecological knowledge, developed with students from two classes of buildings, offered by the Federal Institute of Bahia (IFBa), Campus Eunápolis, in the context of component of geography and with the theme of 'agrarian space'. The experience consisted in the formation of a circle of conversation, listening and singing of the song "No one cries more", written by José Pinto, dialogues and reflections about popular music with the help of generative questions, theoretical-practical deepening on the Brazilian land issue, bringing practical examples of the struggle of the landless rural workers, working in groups to interpret the stanzas of the lyrics of the music and construction of artistic panels through drawings, collages, paintings and other artistic manifestations. The artistic panels were constructed by the groups of students, and later, exhibited and presented during events that took place in the Federal Institute. The main results evidenced were greater participation of the students, enthusiasm, enthusiasm, joy, approximation of the theoretical contribution to the local reality of the municipality and the region, artistic manifestations, interaction and constant communication, critical view on Brazilian agrarian policy. It is believed that the dynamics, practices and methods used were decisive for the teaching-learning process. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Matinhos, PR, Brasil. | pt_BR |
Subject | Agroecology | en_US |
Subject | Teaching Geography | en_US |
Subject | Participatory Methodologies | en_US |
e-ISSN | 2446-4775 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 02 Fome zero e agricultura sustentável | |