Author | Barbosa, Maria Rosa | |
Author | Portugal, Érica de Jesus | |
Access date | 2019-07-15T12:06:54Z | |
Available date | 2019-07-15T12:06:54Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | BARBOSA, Maria Rosa; PORTUGAL, Érica de Jesus. Uma experiência interdisciplinar na construção da educação ambiental agroecológica. Revista Fitos,Rio de Janeiro, v.13, suplemento, p. 106-110, jul. 2019. | en_US |
ISSN | 2454-4775 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34056 | |
Description | A Revista Fitos é um periódico científico interdisciplinar, em acesso aberto, sem custos para autores e de difusão gratuita, com publicação em fluxo contínuo, organizado, gerenciado e editado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz. Tendo a inovação em Biodiversidade e Saúde como escopo, o periódico publica artigos científicos inéditos e originais abordando a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em Biodiversidade e Saúde e as inter-relações entre suas diversas dimensões. Os manuscritos deverão ser redigidos em português, inglês ou espanhol, do tipo: artigo de pesquisa, artigo de revisão, relato de experiência, comunicação breve, ensaio, perspectiva, resenha, carta e monografia de espécies da biodiversidade brasileira. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. Link da revista: https://periodicos.fiocruz.br/pt-br/revista-fitos | pt_BR |
Abstract in Portuguese | O presente artigo trata-se de uma reflexão sobre a experiência de participação em um subprojeto da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, com uma proposta interdisciplinar: educação ambiental agroecológica, literatura infanto-juvenil e tecnologias na escola. Todas as atividades foram realizadas em parceria com alunos dos cursos de Biologia, Letras e Pedagogia da respectiva universidade na escola pública municipal. As reflexões tratam do ponto de vista do professor da escola sob os aspectos: o tema educação ambiental agroecológica como conteúdo nas aulas de linguagens, como uma proposta lúdica em literatura e como atividades práticas nas aulas de horticultura e jardinagem. Trata-se pois, de um estudo descritivo reflexivo sobre essa experiência. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Farmanguinhos. Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde. | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Interdisciplinaridade | en_US |
Subject in Portuguese | Educação Ambiental | en_US |
Subject in Portuguese | Literatura | en_US |
Subject in Portuguese | Horticultura | en_US |
Subject in Portuguese | Jardinagem | en_US |
Title | Uma experiência interdisciplinar na construção da educação ambiental agroecológica | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.17648/2446-4775.2019.756 | |
Abstract | This article is about a reflection on the experience of participating in a subproject of UNEB - State University of Bahia, with an interdisciplinary proposal: environmental education agroecology, children's literature and technologies in school. All the activities were carried out in partnership with students of the Biology, Literature and Pedagogy courses of the UNEB in the Municipal Public school Solidariedade. The reflections are treated from the point of view of the teacher of the school under the following aspects the theme "agroecological environmental education": content in language classes, playful proposal in literature and as practical activities in horticulture and gardening classes. It is, therefore, a reflexive descriptive study about this experience. | en_US |
Affilliation | Instituto Federal Baiano de Educação Ciência e Tecnologia. Teixeira de Freitas, BA, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Instituto Federal Baiano de Educação Ciência e Tecnologia. Teixeira de Freitas, BA, Brasil. | pt_BR |
Subject | Interdisciplinarity | en_US |
Subject | Environmental Education | en_US |
Subject | Literature | en_US |
Subject | Horticulture | en_US |
Subject | Gardening | en_US |
e-ISSN | 2446-4775 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |