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Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentávelCollections
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I CURSO DE INTRODUÇÃO À AGROECOLOGIA E MANEJO PRODUTIVO SUSTENTÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO EXTREMO SUL DA BAHIA
Author
Affilliation
Universidade Federal de São Carlos. Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã. Sorocaba, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Eunápolis, BA, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Eunápolis, BA, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências Florestais. Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental. Projeto Assentamentos Agroecológicos. Piracicaba, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho apresenta o relato de experiências vivenciada no I curso de Introdução à Agroecologia e Manejo Produtivo Sustentável, realizado na Universidade Estadual da Bahia, campus Teixeira de Freitas, em Agosto de 2017. O curso teve como objetivo colaborar com a massificação da Agroecologia, formação de estudantes e fortalecimento da rede agroecológica local, no intuito de incidir no desenvolvimento social, econômico e ambiental do território. As atividades foram subdivididas em dois tempo distintos: Tempo escola (formação teórica e metodológica) e tempo comunidade (diálogo, dinâmicas com agricultores e sistematizações). O curso promoveu a formação de mais de 40 estudantes e elaboração de 14 sistematizações de experiências agroecológicas no extremo Sul da Bahia.
Abstract
The present paper presents the experiences of the 1st course of Introduction to Agroecology and Sustainable Productive Management, held at the State University of Bahia, Teixeira de Freitas Campus, in August 2017. The objective of this course was to collaborate with the massification of Agroecology, training of students and strengthening of the local agro-ecological network, in order to focus on the social, economic and environmental development of the region. The activities were subdivided into two distinct periods: School time (theoretical and methodological training) and community time (dialogue, dynamics with farmers and systematizations). The course promoted the training of more than 40 students and the elaboration of 14 systematizations of agro-ecological experiences in the extreme south of Bahia.
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