Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3417
Title: Valores familiares e uso abusivo de drogas
Advisor: Minayo, Maria Cecília de Souza
Authors: Schenker, Miriam
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Na esfera do conflito entre gerações, pesquisei a forma de organização da família, os sonhos e os modelos de comportamento. Finalmente , no domínio do processo educativo, investiguei o estilo de educação, o estabelecimento de limites e as figuras de autoridade na família.As famílias pesquisadas pertencem às camadas médias da população urbana e provêem de duas instituições especializadas no atendimento à drogadição. Escolhi empreender a pesquisa dos valores familiares seguindo a narrativa das três gerações de algumas famílias do campo pesquisado e a partir de uma entrevista semi-estruturada e gravada com o consentimento dos participantes, dentro do marco referencial sistêmico-cibernético.Utilizei alternadamente três dimensões para a operacionalização dos temas: opinião, comportamento e expectativa.Os resultados dessa abordagem compreensiva da tecedura das histórias familiares são amplos e complexos e respondem afirmativamente à questão inicial porque: a) Há uma inversão na hierarquia familiar que influencia o estilo de educação, a construção da autonomia e os modelos familiares todos eles fundamentais para a promoção dos valores familiares;b)Vínculos dependentes, de apego, que estimulam a infantilização dos filhos e netos não configuram condições de possibilidade para a internalização dos valores familiares no sentido almejado pelas famílias; c) Há expectativas conflitantes através das gerações porque avós e pais, ao não perceberem a defasagem entre a idade cronólogica e a emocional de seus filhos e netos elaboram projetos distantes da realidade desses últimos;d) Os atributos de avós e pais são de tal ordem que auxiliam a construção de modelos sem sustentação para os jovens; e) Os estilos de criação autoritária e permissiva dos avós e pais não contribuíram para o desenvolvimento sócio-emocional da maioria dos filhos e de todos os jovens, influenciando a aquisição dos valores pelos participantes da geração dos pais e dos filhos.A conclusão também contém reflexões sobre a prevenção e o tratamento do uso abusivo de drogas pautadas no trabalho com os valores familiares, de acordo como eles são descritos nessa tese. A educação para valores familiares deve ser incluída no tratamento do uso abusivo e na prevenção ao uso indevido de substâncias.
DeCS: Valores Sociais
Relações Familiares
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Issue Date: 2005
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: SCHENKER, Miriam. Valores familiares e uso abusivo de drogas. 2005. xxi, 234 f. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005.
Date of defense: 2005
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000052.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.