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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34189
ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADAS PELO PROGRAMA ADASA NA ESCOLA NO DISTRITO FEDERAL
Uso racional
Água
Resíduos sólidos
ADASA DF
Fundação Oswaldo Cruz
Beusch, Cássia Helena Suares Van Den | Date Issued:
2019
Alternative title
Qualitative analysis of the environmental education actions applied by the ADASA program at the school in the Federal DistrictAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa que objetivou analisar o programa de educação ambiental nas escolas, desenvolvido pela Agência Reguladora de Água Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA-DF). Após a anuência das escolas e aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), foram entrevistados 136 atores escolares, sendo 14 merendeiros, 14 funcionários da limpeza, 14 gestores, 14 professores,
40 estudantes que cursavam os 4º e 5º anos do ensino fundamental, de 14 unidades de ensino públicas do DF, que participaram das ações do programa ADASA na Escola (PAE) no período de 2017 a 2018 e seus respectivos responsáveis, com o intuito de comparar as
informações prestadas pelos estudantes. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento norteador contendo questões referentes ao dia a dia desses atores com relação ao uso da água; a destinação dos resíduos sólidos urbanos; as percepções em relação à mudança de comportamento dos estudantes e contribuições para que o programa possa
melhorar na sensibilização dos atores escolares. Além das entrevistas foi aplicada a observação participante, para confirmar os relatos informados pelos entrevistados. Após as transcrições das entrevistas, os dados foram analisados conforme o método de Análise de Conteúdo de Bardin, com análises textuais realizadas com o auxílio do software
francês IRAMUTQ 0.7, no qual foram geradas as classes temáticas e suas categorias para cada grupo de atores. Foi evidenciado que a maior parte dos atores está sensibilizada em relação ao uso racional da água e que a intensificação das ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas durante o período de racionamento de água vivenciado pela
sociedade do DF entre os anos de 2017 e 2018, influenciaram no comportamento dos atores. Foi identificado ainda que, principalmente por questões econômicas e culturais, grande parte dos atores não demonstrou sensibilização em relação a destinação correta dos resíduos, pois a maioria das unidades de ensino não faz a separação entre o resíduo
seco e o orgânico. Desejou-se com este estudo, além de avaliar o PAE, trazer contribuições para o aprimoramento das ações de educação ambiental nas escolas.
Abstract
An exploratory, descriptive and qualitative study that aimed to analyze the
environmental education program in schools, developed by the Water, Energy and Sanitation Regulatory Agency of the Federal District (ADASA-DF). After the acceptance of the schools and approval of the research project by the Research Ethics Committee of the Oswaldo Cruz Foundation (FIOCRUZ), 136 school actors were interviewed, of whom
14 (fourteen) were picketers, 14 (fourteen) cleaning staff, 14 (fourteen) managers, 14 (fourteen) teachers, 40 (forty) 4th and 5th years of elementary school students, from 14 public schools in the Federal District, which took part of the ADASA in School Program (PAE) actions from 2017 to 2018, and their respective parents, in order to compare the information provided by the students. For data collection, a guiding instrument was developed containing questions about the routine of these actors regarding water use,
disposal of urban solid waste, perceptions on the students’ behavior change, and contributions for the program improvement on the school actors’ engagement. In addition to the interviews, participative observation was applied to confirm the information reported by the interviewees. After the interview transcriptions, the data were analyzed according to the Bardin Content Analysis method, using textual analyzes performed by
the French software IRAMUTQ 0.7, which generated thematic classes and their categories for each group of actors. It was evidenced that most of the actors are engaged to the rational use of water, and the intensification of the environmental education actions developed in the schools during the water shortage period, experienced by the Federal District (between 2017 and 2018 years), influenced the behavior of the actors. It was also
evidenced that, mainly due to economic and cultural issues, most of the actors did not show engagement regarding to the correct destination of the solid waste, since most of the schools do not segregate dry waste from organic waste. In addition to evaluating the PAE, this study aimed to contribute to the improvement of environmental education
actions in schools.
Keywords in Portuguese
Educação ambientalUso racional
Água
Resíduos sólidos
ADASA DF
Fundação Oswaldo Cruz
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