Advisor | Ramos, Marise Nogueira | |
Author | Zanoni, Deisy Adania | |
Access date | 2019-07-17T19:07:53Z | |
Available date | 2019-07-17T19:07:53Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | ZANONI, Deisy Adania. Concepções e práticas pedagógicas na formação de técnicos em enfermagem na Escola Técnica do SUS de Mato Grosso do Sul. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34206 | |
Abstract in Portuguese | Esta dissertação tem como objetivo central apreender as concepções e práticas pedagógicas que norteiam os cursos técnicos em enfermagem da Escola Técnica do SUS do ponto de vista tanto da proposta curricular quanto da ação docente, com o intuito de investigar se os docentes incorporaram, ou não, as metodologias ativas nas suas ações em sala de aula. Trata-se de um estudo de caso único e exploratório, desenvolvido por meio de série sistemática de entrevistas. Para tanto, foram selecionados, por meio de amostra conveniente, dez docentes que atuaram no curso técnico em enfermagem da referida escola. Os mesmos foram convidados a participar de uma entrevista que utilizou um roteiro semiestruturado. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e realizada a análise de conteúdo, categorizando os dados em duas grandes categorias, a saber: concepções pedagógicas e práticas pedagógicas. Logo a seguir, foram definidos os temas e as respectivas unidades de registro, com base na maior frequência de termos apresentados nas falas dos docentes. Como resultado foi constatado que há um desconhecimento das concepções pedagógicas que norteiam o uso de metodologias; que há a persistência do modelo tradicional de ensino; que a maior parte dos entrevistados não possuem formação pedagógica e que os docentes atuam de forma empírica no que se refere às práticas pedagógicas. Assim, propomos que sejam aprofundados os estudos no que se refere à formação docente dos enfermeiros, visando que haja uma discussão e incorporação orgânica em suas práticas de uma concepção pedagógica contra hegemônica, em especial a da pedagogia histórico-crítica, que tem como ponto de partida e chegada do processo educativo a prática social, com vistas à transformação das práticas desenvolvidas em sala de aula. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissionalizante | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
Title | Concepções e práticas pedagógicas na formação de técnicos em enfermagem na Escola Técnica do SUS de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019-02-27 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Abstract | This dissertation has as main objective to understand the pedagogical conceptions and practices that guide the technical courses in nursing of the Sistema Único de Saúde (SUS) Technical School from the point of view of both the curricular proposal and the teaching action, in order to investigate whether or not the teachers incorporated, active learning methodologies in their actions in the classroom. It is a unique and exploratory case study, developed through a systematic series of interviews. In order to do so, ten teachers were selected, through a convenient sample, who acted in the technical nursing course of the mentioned school. They were invited to participate in an interview that used a semi-structured script. Subsequently, the interviews were transcribed and content analysis was performed, categorizing the data into two broad categories: pedagogical conceptions and pedagogical practices. Next, the topics and the respective registration units were defined, based on the higher frequency of terms presented in the teachers' statements. As a result, it was verified that there is an ignorance of the pedagogical conceptions that guide the use of methodologies; that there is the persistence of the traditional teaching model; that most of the interviewees do not have pedagogical training and that the teachers act in an empirical way regarding the pedagogical practices. Thus, we propose to deepen the studies with regard to teacher education of nurses, aiming for a discussion and an incorporation in their practices of a pedagogical conception against hegemonic, especially that of historical-critical pedagogy, whose point of view is departure and arrival of the educational process to social practice, aiming at the transformation of the practices developed in the classroom. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health Education | pt_BR |
Subject | Vocational Education | pt_BR |
Subject | Active Learning | pt_BR |
Member of the board | Lima, Júlio César França | |
Member of the board | Araújo, Ronaldo Marcos de Lima | |
Member of the board | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | |
Member of the board | Ramos, Marise Nogueira | |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
DeCS | Técnicos de Enfermagem | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |