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Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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EU QUERO MINHA LIBERDADE DE VOLTA: SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL JUNTO AOS ADOLESCENTES ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO
Santos, Marcela Alves de Lima | Date Issued:
2018
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
A ocorrência de desastres tem causado sofrimento em populações
vulnerabilizadas no mundo todo. O rompimento da Barragem de Fundão, pertencente à Samarco Mineração S.A., sob controle acionário da VALE S.A. e BHP Billiton, é considerado o maior desastre socioambiental do país e o maior envolvendo barragens de mineração no mundo. Esse desastre, que teve início em 05 de novembro de 2015, causou 19 mortes e destruição de comunidades no município de Mariana, além de impactos ambientais, econômicos, sociais e patrimoniais ao longo do Rio Doce e no litoral do Espírito Santo. Adolescentes estão incluídos entre os grupos mais expostos a uma condição de vulnerabilidade em situações de emergência. Nas revisões sobre a temática dos desastres, ainda existem poucas publicações apontando sobre como o setor saúde deve se organizar nas fases de reabilitação, recuperação e reconstrução. Além disso, a grande maioria dos artigos, protocolos e cartilhas encontrados tratam de desastres naturais, evidenciando uma lacuna sobre a atuação em desastres tecnológicos como o ocorrido em Mariana. Assim, o objetivo desse trabalho é compreender e analisar os impactos psicossociais e as formas de ressignificação dos adolescentes atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, bem como as ações em saúde mental e atenção psicossocial construídas para esse público, buscando contribuir para futuras intervenções em contextos semelhantes. A pesquisa foi realizada no período de 2016 a 2018 nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial e em duas escolas atingidas pelo desastre no município de Mariana. Utilizou-se o aporte metodológico da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação, com o uso das técnicas de observação participante e grupos focais. Os participantes foram adolescentes, profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e profissionais da educação. Na perspectiva da análise de conteúdo, foram construídas as seguintes categorias temáticas analíticas: As perdas, Em busca de um lugar, Entre a vulnerabilidade e a potência: buscando formas de ressignificação, A atuação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e A participação do adolescente nos processos decisórios e de luta por direitos. As narrativas apontam para dificuldades no processo de adaptação ao novo território e às exigências de ressignificações e de reorganização social e comunitária trazidas por esse novo contexto. Diante de um cenário de tantas perdas e de uma população desterritorializada e vulnerabilizada, a perspectiva e diagnósticos descontextualizados e pouco implicados pode se transformar em mais uma forma de violência a essas populações. Foram desenvolvidas ações e estratégias buscando um olhar ampliado na compreensão dos determinantes sociais em situação de desastres e uma atuação orientada pelo desenvolvimento de potencialidades e da autonomia. Assim, é preciso considerar que o desastre ainda não cessou e ações a longo prazo precisam continuar sendo desenvolvidas a partir da participação e do protagonismo dos adolescentes.
Abstract
The occurrence of disasters has caused suffering in vulnerable populations in the world. The rupture of the Fundão Dam belonging to Samarco Mineração S.A., under the control of Vale S.A. and BHP Billiton, is consi
dered the largest socio-environmental disaster in the country and the larges
t involving mining dams in the world. This disaster, which began on November 5, 2015, caused 19 deaths and destruction of communities in the city of Mariana, as well as environmental, economic, social and patrimonial impacts along the Rio Doce to the coast of Espírito Santo. Adolescents are included among the groups most exposed to a vulnerability
condition in emergency situations. In the literature reviews about theme of disasters, there are still few publications pointing out how the health sector should to organize in the phases of rehabilitation, recovery and reconstruction. In addition, the vast majority of articles, protocols and manuals found deal with natural disasters, highlighting a shortcoming on how to act in technological disasters such as that in Mariana. Thus, the objective of this study is to understand and analyze the psychosocial impacts and forms of resignification of the adolescents affected by the rupture of the Fundão Dam, as well as the actions in mental health and psychosocial care built for this public, seeking to contribute to future interventions in contexts similar. The research was carried out in the period from 2016 to 2018 in the services of the Mental Health and in two schools affected by the disaster in the city of Mariana. The methodological contribution of the qualitative research was used, through the action research, with the use of participant observation techniques and focus groups. The participants were adolescents, professionals from the services of mental health and educational professionals. From the perspective of content analysis, the following analytical thematic categories were constructed: The Losses, In search of a place, Between vulnerability and potency: seeking forms of resignification, Mental Health and Psychosocial Attention and adolescent participation in the decision-making processes and fight for rights. The narratives point to difficulties in the process of adaptation to the new territory and the demands of resignification and social and community reorganization brought by this new
context. Faced with a scenario of so many losses and a de-territorialized and vulnerable population, the perspective of decontextualized and poorly implicated diagnoses can become another form of violence to these populations. Actions and strategies were developed seeking an expanded view on the understanding of social determinants in a disaster situation and an action oriented by the development of potentialities and autonomy. Thus, it is necessary to consider that the disaster has not yet ceased and long-term actions need to continue to be developed based on the participation and protagonism of adolescents.
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