Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3434
Type
ThesisCopyright
Restricted access
Collections
- IFF - Teses de Doutorado [187]
Metadata
Show full item record
REVISÃO CRÍTICA SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DOS DESVIOS FONOAUDIOLÓGICOS NA POPULAÇÃO DE NEONATOS DE RISCO COM NECESSIDADE DE SEGUIMENTO AMBULATORIAL
Godoy, Mirna Miguel Passos | Date Issued:
2007
Author
Collaborator(s)
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O campo da saúde materno-infantil tem sido incrementado nos últimos anos pela participação ativa de diversos profissionais da área da saúde. É onde encontramos a fonoaudiologia abraçada a uma questão fundamental: o desenvolvimento global e sua repercussão nos aspectos de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Atenção especial tem sido dada aos recém-nascidos pré-termos, onde inúmeros estudos pesquisam os impactos da maturidade biológica no desenvolvimento humano..
O presente estudo propõe-se a identificar desvios e/ou alterações no processo de desenvolvimento da linguagem, no período compreendido entre o primeiro e o sexto ano de vida de crianças prematuramente, assim como, discutir as possibilidades de atuação do fonoaudiólogo, através de uma revisão crítica da literatura, com objetivo principal de desenvolver uma reflexão sobre o impacto da prematuridade na linguagem, através da literatura especializada. E, também, inferir dos artigos pesquisados qual a proposta de investigação dos autores; verificando os instrumentos frequentemente utilizados nestas pesquisas; e analisando as pesquisas realizadas tendo como foco o desempenho da linguagem nas crianças nascidas pré-termo..
Para realizar a revisão crítica dos artigos foi necessário construir um instrumento, que facilitasse o mapeamento dos 30(trinta) artigos selecionados através das bases de dados MEDLINE, LILACS e Science Direct, e dos descritores:prematuridade, recém-nascido pré-termo; linguagem; atraso de linguagem; distúrbios de linguagem; testes de linguagem. Na análise dos artigos foi possível observar: uma variação extensa do número de sujeitos no tamanho das amostras estudadas. Estudos longitudinais são menos freqüentes que estudos de coorte; existe, ainda, uma falta de consenso quanto à correção da idade cronológica..
A variabilidade de instrumentos discutidos nos estudos aqui criticados, não permitiu a análise detalhada de aspectos da linguagem infantil, uma vez que cada material pontua de forma diferente; apesar de existirem alguns instrumentos nacionais e internacionais, que comumente, são citados nos trabalhos, o foco de avaliação global da linguagem não é atendido pela maioria dos instrumentos. O uso funcional da linguagem praticamente não é explorado pela maioria dos estudiosos, das crianças nascidas pré-termo..
Quanto ao desempenho da linguagem, as crianças nascidas pré-termo, avaliadas nos estudos selecionados, apresentam defasagem em aspectos da linguagem (expressiva e receptiva) parecem melhorar seu desempenho com o desenvolvimento da criança. A partir do segundo ano de vida, a linguagem expressiva e receptiva evolui, com a interferência do meio ambiente. Os aspectos simbólicos, em especial o uso funcional da linguagem, só foi discutido em 1(um) estudo, mesmo com desempenho insatisfatório não se pode generalizar esta característica;no entanto, ressalta a necessidade de maior investigação deste aspecto. Dessa forma, espera-se que esta revisão crítica, inove na forma de olhar os diversos estudos; e facilite a estruturação metodológica de pesquisas futuras, para alcançar os resultados necessários ao entendimento do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem nas crianças nascidas pré-termo. contribuindo para somar elementos teóricos na prática clínica fonoaudiológica, junto ao acompanhamento de crianças nascidas pré-termo.
Share