Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34376
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
A CRIAÇÃO DA OFICINA DIALÓGICA DE LINGUAGEM MUSICAL COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA PROMOTORA DE SAÚDE
Strattner, Victor Ramos | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho apresenta as bases teóricas e o desenvolvimento da Oficina Dialógica de Linguagem Musical no Instituto Oswaldo Cruz que visa mostrar como foi feito o seu processo de criação, em 2016, promovendo uma articulação teórica e prática entre a Promoção de Saúde, o método ABR e o fazer musical. Justifica-se o presente estudo pelo fato de que nele toma corpo o método da Art-Based Research, haja vista que ela permite que a pesquisa seja apresentada pela performance artístico-musical. Esta monografia, que apresenta dados sobre a criação e o desenvolvimento da ODLM, insere-se no campo da Saúde Pública, buscando estabelecer uma interlocução teórica com a área da Promoção da Saúde, com a CienciArte, com conceitos sobre a importância da música para a Saúde Pública. Postulamos a prática da nossa oficina como dialógica com influência da pedagogia Freireana acerca de que o conhecimento não se ensina, ele se constrói através do diálogo A oficina é oriunda da Art-Based Research(ABR) que pode ser entendida como uma abordagem metodológica com o uso de diferentes formas de expressões artísticas como um caminho primário para o entendimento do fenômeno estudado, e experimentado pelas outras pessoas envolvidas na pesquisa. Nesse trabalho demos importância ao processo da prática musical em conjunto, correlacionando prática com reflexões teóricas sobre Educação em Saúde e Promoção da Saúde. A construção teórica bem como as ODLM demonstraram que a metodologia da ABR motiva para responsabilidade entre os envolvidos, expande as possibilidades de divulgação do trabalho científico ao alcançar um maior número de pessoas, que não só a comunidade acadêmica, assim como leva a formulação de novas perguntas que sugerem outros caminhos possíveis para a pesquisa qualitativa em saúde.
Abstract
This paper presents the theoretical basis and the development of the Dialogical Workshop of Musical Language. Our goal is to show how the creation process was conducted by promoting a theoretical and practical integration between health promotion, ABR method and the musical performance. The workshop activities were carried out at Instituto Oswaldo Cruz. The current study makes use of the ABR method whose findings can be understood through musical or artistic performance.
This monography intends to show data relevant to the creation and development of the workshop. It can be considered to be part of the Public Health domain, attempting to establish a dialogue between health promotion, ArtScience as well as the concept of the importance of music to health promotion. We postulate our workshop practice as dialogical using the theoretical principle of Freire´s pedagogical approach ,that is,
knowledge is not taught but rather built through mutual exchange.
The workshop is based on the ABR which is a type of approach where artistic performances are encouraged as a means to understand the phenomenon being studied and experienced by other people involved in this process. In this workshop, we focused on the musical performance as a group correlating its practice with theoretical reflections on health education and health promotion. The theoretical approach as well as the workshops demonstrated that the ABR methodology stimulate the participation of the ones involved, reach out to a greater number of people and not just the academic community, and bring about new
avenues to formulate questions regarding the qualitative health research.
Share